Edison Rios

    Edison Rios Júnior nasceu em Belo Horizonte (MG), em 3 de junho de 1958. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg/MG).
     
    O primeiro emprego no Jornalismo foi como estagiário na editoria de Esportes do Jornal de Minas, onde, após a formatura, foi contratado.  Posteriormente, atuou como repórter de Esportes Especializados no Diário de Minas. Nessa época, também fez trabalhos freelances para o Diário do Comércio e para o Jornal de Casa, onde contribuía para a coluna diária de Fernando Lago sobre futebol.
     
    Em 1989, foi convidado a assumir o cargo de editor-executivo do Diário do Comércio, função que exerceu durante 21 anos. Em 2000, atuou como diretor Administrativo e Patrimonial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.
     
    Desde dezembro de 2011, vem prestando serviços para o grupo Diários Associados, tendo passado pelo jornal Aqui BH e por diversas editorias do jornal Estado de Minas. Está na equipe de repórteres da editoria de Política.
     
    Paralelamente ao trabalho no jornal, também atua como assessor de Imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Minas Gerais e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais. Também foi colaborador das revistas Placar e IstoÉ.
     
    Dentre os trabalhos que lhe marcaram a carreira, destaca as entrevistas que fez com João Saldanha (1917-1990), jornalista e treinador de futebol brasileiro, e com Henrique Bassi, jogador de Vôlei do Minas Tênis Clube, que, após ser diagnosticado com câncer, elegeu o jornalista para conceder a primeira entrevista sobre o assunto.
     
     
    Atualizado em 6 de março de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo próprio jornalista