Erich Decat

    Erich Sant'Anna Decat nasceu em Brasília, em 05/11/1979. Concluiu o curso de Comunicação Social, com especialização em Publicidade e Propaganda em 2004, pela UNIP; e em 2007, em Jornalismo, pelo IESB. Iniciou a carreira no início de 2004, fazendo reportagens e cobertura local para o Jornal Le Poher Hebdo, na França. Permaneceu por lá até o meio do ano.

    Entre junho e outubro de 2007 atuou na Radiobrás, realizando coberturas para a Agência Brasil e para a Rádio Nacional.  Saiu de lá para trabalhar no site Congresso em Foco, onde permaneceu até novembro de 2008, na cobertura do Congresso Nacional. Destaques, nesta época, para a matéria Juros da dívida consumiram 22 CPMFs em cinco anos, que deu origem ao requerimento de criação da CPI da Dívida Púbica na Câmara dos Deputados

    Do final de dezembro de 2008 a abril de 2009 trabalhou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, escrevendo para a revista Desafios do Desenvolvimento. Depois, de abril de 2010 a setembro de 2011, atuou no Blog do Noblat/O Globo, na cobertura do Congresso Nacional, Executivo e Judiciário, e eleições presidenciais de 2010. De lá, seguiu para o Correio Braziliense, onde trabalhou até março deste ano, também na cobertura do Congresso Nacional. Deixou o Correio no final de março, para se apresentar à sucursal da Folha de S.Paulo. Permaneceu no veículo até maio de 2013, quando o deixou para integrar a esquipe da sucursal em Brasília de O Estado de São Paulo, ainda cobrindo o Congresso e o Palácio do Planalto.

    Erich participou do Curso de especialização em Animação e Gestão de Equipe de Jornalismo pelo Instituto Universitário de Tecnologia de Lannion, Rennes 2, França. Atualmente está cursando especialização em Análise Política e Relações Institucionais pela Universidade de Brasília – UNB. Erich produziu o documentário Na Lata, filme que trata da exploração do catador de latinha dentro do ciclo de fabricação de reciclagem. A Obra foi selecionada para o IIº Festival de Cinema Cine Periferia Criativa, realizado pela Central Única das Favelas em parceria com o SESC. Publicou, ainda, o livro Uma Carona Cultural, lançado em Miami Book Fair International, EUA/Novembro/2005. E leciona na Escola Livre de Jornalismo, no tema:  Reportagem de blog .

    Erich pratica esportes ao ar livre, como natação, ciclismo e corrida.

     

    Atualizado pelo Portal dos Jornalistas em julho de 2013.

    Fonte:

    Jornalistas&Cia – Ed. 896

    Informações prestadas pelo próprio jornalista.

    http://www.escolalivredejornalismo.com.br/?p=371

    (http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=20811

    (http://congressoemfoco.ig.com.br/Ultimas.aspx?id=25796).