Eugênio Bucci

    Eugênio Bucci nasceu em Orlândia (SP) é graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil, desde 1982. Possui graduação também em Direito pela Universidade de São Paulo, USP/SP, em 1988.  Obteve em 2002 o doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP/SP, com a tese: Televisão objeto: a crítica e suas questões de método.

    Em 1984 foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP.

    Foi professor-pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) de 2007 a 2011 e também professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), entre 2011 e 2014, onde dirigiu o curso de pós-graduação em Jornalismo com ênfase em Direção Editorial, de 2011 a 2013.

    Ficou na presidência da Radiobrás entre 2003 a 2007, e  no mesmo período assumiu como vice-presidente de Relações Institucionais a ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais). Foi membro do Conselho de Administração da ACERP (Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto), de 2003 a 2006 e Presidente da ARNASPAL (Associação de Rádios Nacionais de Serviço Público da América Latina) em 2005.

    Como crítico de televisão e de cultura, manteve colunas em jornais como Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil e nas revistas Veja, Nova Escola e Sem Fronteiras.

    Na Editora Abril, foi diretor de redação de revistas mensais e Secretário Editorial. Integrou, também, o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo) de 2007 a 2010.

    Ganhou o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação, na categoria Liderança Emergente, em 2011. Conquistou o Prêmio Excelência Jornalística 2011, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), e o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa (2013), concedido à Revista de Jornalismo ESPM da qual é Diretor de Redação.

    É professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Escreve quinzenalmente na página 2 do jornal O Estado de S.Paulo.

    Quando a revista Época adotou o novo projeto gráfico/editorial em outubro de 2011, integrou Eugênio Bucci ao novo time de colunistas. Assina quinzenalmente a coluna na revista. É consultor do Canal Futura e da Unesco e diretor acadêmico do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo).

    É membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo (2013-2016) e do Conselho Consultivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

    Integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog, os Conselhos Consultivos da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e da Fundação Konrad Adenauer.

    Eugênio Bucci foi classificado na quarta posição pelo ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros, em dezembro de 2012.

    Em 2012, publicou, juntamente com Marco Chiaretti e Ana Maria Fiorini, Indicadores de Qualidade nas Emissoras Públicas: uma avaliação contemporânea, na série Debates CI, da Unesco.

    Bucci é autor de livros sobre ética do jornalismo, televisão e comunicação. Entre suas obras, destacam-se Videologias, em parceria com a psicanalista Maria Rita Kehl e o ciclo de palestras publicado em DVD Jornalismo Sitiado.

    Segue em 2014 como membro de corpo editorial dos veículos: (Editoral Ateliê) (desde 2008), Líbero (FACASPER/ desde 2001), revista de Direito Sanitário (desde 1999), Pesquisa FAPESP (Impresso/ desde 2011), TD. Teoria e Debate (desde 1987), Editora Fundação Perseu Abramo (desde 1997) e Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM (desde 2012)

     

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattesMostrar?codpub=87A2A160F578

    http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eugenio-bucci/

    http://topicos.estadao.com.br/eugenio-bucci