Evaldo Vicente

    Evaldo Vicente nasceu em Laranjal Paulista, SP, 06 de junho de 1954, é graduado em História e Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Tupã, SP, em 1987, e pós-graduado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, São Paulo, SP, em 1992. 

    Na adolescência participou da Semana Euclidiana, em São José do Rio Pardo-SP, o que levou a publicar um opúsculo (pequena obra impressa) sobre a passagem do autor de Os Sertões por São Carlos-SP.

    Trabalhou no jornal A Folha de São Carlos e O Diário de Piracicaba. Antes trabalhou no O Diário, jornal descontinuado, no qual acompanhou a chegada do off-set em 1973, facilidades para publicação de fotos e charges, e a página Recados. Evaldo começou ali em 1969, como foca e saiu em 1973, como Secretário de redação, um cargo para ações múltiplas que ele chamou de “coringa”.

    Foi para a A Folha de São Carlos; em agosto de 1974, mas quase ao mesmo tempo fundou, com a família e um grupo de amigos, o jornal A Tribuna Piracicabana, diário matutino, em 1º de agosto, aniversário da cidade.

    Depois, fundou mais dois: em setembro, dia 11, também em 74, o jornal semanário Tribuna de São Pedro, e em 1987, 10 de julho, o Tribuna de Rio das Pedras, também semanário. Todos circulam sem interrupção.

    O jornal em Piracicaba começou a circular no mesmo ano em que o primeiro Salão do Humor de Piracicaba foi lançado oficialmente, o que permitiu a Evaldo evoluir com o jornal e acompanhar as realizações do evento. Vale destacar que o Humor de Piracicaba já existia, dentro do próprio O Diário,  em um clima de Salão de Humor na página Recados, editada por Roberto Antonio Cera. Na época as charges, caricaturas, dependiam de clichês de zinco ou plástico nos outros jornais, depois veio o sistema off set.

    Na trajetória na comunicação e imprensa participou desde a fundação da Associação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP) e do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revista do Estado de São Paulo (Sindjori), do qual é vice-presidente em 2014.

    Foi ainda presidente por dois mandatos (93-94 e 95-96) da Adjori-SP, e em 2014 segue como tesoureiro na atual Diretoria.

    Entre as ações destaca a realização de vários congressos e encontros jornalísticos, debates sobre o mercado e a profissão, tanto na área de redação, como de administração dos jornais do Interior, sejam grandes, médios ou pequenos, com objetivo de promover os veículos em termos de qualidade e ampliação, tanto técnica como jornalística.

    No final de 2013, Evaldo Vicente foi convidado pelos realizadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba a assumir a presidência da comissão organizadora da edição de 2014 do evento. O tema do ano é livre, mas a temática escolhida foi Indignação, nos diversos formatos e temas que o sentimento possa abrigar: cartum, caricatura, charge e tiras/HQ. “O humor é o contraponto da violência”, conceitua Evaldo e “uma lição ao mundo de como se faz protesto”.

    Em abril de 2014 o jornalista foi o entrevistado pela coluna Persona do Caderno de Domingo do JP. Na entrevista Evaldo Vicente falou sobre o desafio em assumir a presidência de um evento como o Salão: “Reunir todos que participam do Salão – funcionários da Semac ou não, convidados para as comissões, terceirizados – pessoas inteligentes, com visão crítica do mundo além da média, indignados por algo; e, agregá-los numa ação única que contemplem tantas as colocações”. A entrevista completa concedida à jornalista Naiara Lima da coluna Persona, JP, está na ‘Galeria’ desse perfil.

    Para a abertura do Salão em 23 de agosto além da presidência acumula a área da comunicação impressa.  Nas demais áreas conta com o Jairinho Mattos (rádio), Paulo de Tarso Porreli (tevê), além das assessorias de imprensa atuando em Piracicaba e em nível nacional.

    Nas vésperas da edição do Salão de Humor Evaldo manifesta seu principal desejo com relação à realização: “Meu desejo é que a edição registre a indignação com marca pelos trabalhos inscritos e pelo reconhecimento da cidade Piracicaba como a Capital Mundial do Humor.” E destaca o chargista Erasmo Spadotto, do Jornal de Piracicaba, pela colaboração: “trabalho e apoio imprescindíveis”, confere.

    Recorda-se que o Salão nasceu à luz de protestos com trabalhos na imprensa da época do Golpe Militar de 1964, já era uma indignação proibida, que, por sua vez, a imprensa alternativa rompeu sob a liderança de O Pasquim.

    “Em 2014, a indignação é livre e as pessoas gostam de mostrar que estão indignadas, por tudo o que existe de errado na visão de cada uma delas”, diz. “Entendo que o 41º Salão de Humor retrata, com o tema Indignação, o que deve ser esse contínuo trabalho dos comunicadores, mesmo os que, como eu, não se expressam pela arte, mas o fazemos pelas palavras, independente do estilo”.

    Nesses 41 anos os salões têm aumentado com a participação dos artistas e público. Em 2013 o evento bateu recorde de inscritos, com 4.180 obras, de 64 países. Desses foram escolhidos 442 trabalhos para a exposição. Contou com aproximadamente 60 exposições e atividades paralelas, além da mostra oficial.

    41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba será aberto em 23 de agosto no Parque Engenho Central (avenida MauriceAllain, 454). Período de visitação vai até 12 de outubro/2014.

    Interessados podem se inscrever até 18 de julho — pela internet para os endereços (categoria cartum: premiocartum@ saIao dehumor.piracicaba.sp.gov.br; categoria charge: premiocharge@ salaode humonpiracîcaba.sp.gov. br; categoria caricatura: premiocaricatura@ saIao dehumor.piracicaba. sp.gov.br; categoria tiras/ HQ: premiotira@saIaode humor. piracicaba.sp.gov.br; categoria temática: premioindignacao@salao dehumor.piracìcaba.sp.gov.br) ou pelo correio para 41º Salão Internacional de Humor de Pìracicaba – Av. Maurice Allain, 454 – Caixa Postal 12 – CEP 13.405-123 – Pìracicaba/ SP BRASIL. Seleção: 2 e 3 de agosto. Premiação: 16 de agosto. Informações: (19) 3403-2620.

     

     

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Foto: Isabela Borghese/Jornal de Piracicaba

    Coluna Persona, Caderno de Domingo, Jornal de Piracicaba: http://m.jornaldepiracicaba.com.br/mobile/index.php