Fátima Emediato

    Maria de Fátima Emediato Álvares é carioca, nasceu em 27 de setembro de 1959. É bacharel em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte/MG -Uni-BH, concluído em 1983. Completou sua preparação acadêmica com cursos de especializa&amamp;ccedil;ão discriminados na ‘Galeria’ deste perfil.

    Experiência em jornalismo nas áreas de assessoria de imprensa de empresas, especialização em empreendedorismo, assessoria de instituições públicas e privadas e assessoria parlamentar; reportagem, redação, edição e revisão de conteúdo de jornais e revistas, edição de rádio; reportagem e locução em rádio, redação e edição de TV; redação, edição e revisão de conteúdo jornalístico em sites e atualização de mídias sociais.

    Começou a trajetória no jornalismo em julho de 1986 como repórter da Voz do Brasil e editora do Jornal Nacional da Rádio Nacional de Brasília. Ficou nas atividades por quatro anos, até junho de 1990.

    Entrou em julho de 1992 para assessora de imprensa da Associação Esportiva e Recreativa-USIPA, Clube da USIMINAS, em Ipatinga-MG. Na assessoria trabalhou nas áreas esportiva e de educação ambiental do zoológico da USIPA, incluindo atendimento de imprensa, produção de release, reportagem e redação do jornal mensal do clube.  

    Editora e redatora nacional e internacional do Jornal da Itatiaia da Rádio Itatiaia AM de Belo Horizonte. Nas mesmas funções trabalhou no Jornal Inconfidência da rádio Inconfidência de Belo Horizonte. Ali também fez locução do noticiário de hora em hora na Inconfidência FM e do Jornal Inconfidência AM.

    No mesmo período foi assessora de imprensa do deputado Geraldo Nascimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais; fez produção e reportagem para a rádio CBN de Belo Horizonte. A partir de dezembro de 1997 acumulou às atividades a pauta, reportagem e edição do programa de rádio Escola Brasil veiculado pela Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional de Brasília. Programa patrocinado pelo Ministério da Educação e dedicado ao ensino fundamental. Permaneceu nas duas rádios até fevereiro de 2000.

    Em junho de 1998 passou a assessora de imprensa do Sinduscon-DF, Sindicato da Construção Civil no Distrito Federal.

    Ainda em 98 assumiu como editora de texto na TV Nacional e NBR-TV a Cabo em Brasília (hoje Rede Brasil), até 2000. Por um curto período do ano editou textos do Jornal do Senado da TV Senado em Brasília.

    Ainda no ano 2000 passou a fazer a edição e revisão de conteúdo da Agência de Notícias-AgPREV do site do Ministério da Previdência Social em Brasília. Atividade que manteve por três anos.

    Cuidou da reportagem, edição e roteiro do programa de rádio Conexão Sebrae, veiculado pela Rádio CBN e produzido no estúdio Linha Direta Comunicação, em Brasília.

    De março de 2003 a abril de 2004 foi assessora de imprensa da deputada Eliana Pedrosa – Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na sequência, migrou para a assessora de imprensa do deputado Augusto Carvalho, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

    A partir de 2005 foi coordenadora de radiojornalismo na Agência Liberdade de Expressão, em Brasília; e editora e locutora dos programas de rádio: Voz da Contag e Momento Sebrae.

    Mudou-se para Salvador, Bahia, em 2008, onde foi assessora de imprensa do Inet-Instituto de Educação e Tecnologias na capital baiana.

    Como repórter freelancer escreveu para os cadernos do jornal A Tarde, em Salvador: Guia de Profissões – (24/10/2008), Guia do Empreendedor (02/11/2008), Caderno de Portabilidade (Março de 2009), Guia do Empreendedor (04/10/2009).

    Em junho de 2008 passou a atuar na assessoria de imprensa do Sebrae Bahia, onde desenvolveu as funções de atendimento de imprensa, editora e repórter da Revista mensal da instituição a Conexão Sebrae, além de editora e coordenadora da Agência de Notícias do Sebrae Bahia, e editora de conteúdo das mídias sociais do Sebrae Bahia.  Ficou no Sebrae por mais de cinco anos, até dezembro de 2013, em Salvador.

    Fátima Emediato retornou ao jornalismo de Brasília onde atua como repórter freelancer

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Blog www.empreenderemminas.com.br