Fernanda Balsalobre

    Fernanda Balsalobre é formada em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente (SP).
     
    Começou na carreira como estagiária em junho de 2001 no jornal Oeste Notícias em Presidente Prudente. Ficou lá por oito meses na diagramação do jornal e fazendo reportagens para o caderno de Cultura Tem, até janeiro de 2002. Fez novo estágio em fevereiro de 2002, desta vez na TV Fronteira, afiliada da Rede Globo em Presidente Prudente. Na emissora atuou na pauta, reportagem e edição de imagens.
     
    Saiu de lá em dezembro de 2003 e foi para Anglo Campinas Televisão (Actv/Interior), como produtora, repórter e apresentadora. Até agosto de 2004, fez apresentação e produção do programa musical Na Garagem, transmitido ao vivo, além de reportagens para os programas Pandemônio e Vida de Universitário.
     
    Foi produtora e roteirista no Studio Eletrônico Assessoria Produção Cine, de agosto de 2004 a dezembro de 2004. Nos cinco meses que ficou por lá produziu vídeos institucionais e comerciais, vídeos do programa de palestras desenvolvidas pelo Espaço Cultural CPFL, em Campinas (SP), para a TV Cultura e roteiro de institucionais.
     
    De março de 2005 a abril de 2006, foi repórter da  Bandeirantes de Presidente Prudente, onde fez reportagens para o Band Interior, o Band Rural e o Esporte Total – Edição Interior, além do Jornal da Band, Primeiro Jornal, Canal Livre e Band News. Como editora de texto, repórter e apresentadora do SBT, atuou nas reportagens para os telejornais locais TVB Notícias 1ª e 2ª Edição, Jornal do SBT, SBT Brasil e apresentou os telejornais locais. Ficou na emissora de maio de 2006 a março de 2008.
     
    Ficou por mais de três anos como repórter da RedeTV! em reportagens para o RedeTv! News, Leitura Dinâmica e Good News. Saiu de lá em março de 2011 e desde agosto do mesmo ano faz parte da equipe da TV Brasil.
     
    Com a equipe formada pelos jornalistas Gustavo Minari, Bianca Vasconcellos, Jorge Carvalho, Décio Ciappini, Nilton de Martins, Alessandra Valenti, Luciana Lajus, Fernanda Longatto e edição de Bianca Vasconcelos, foi finalista do Prêmio Esso 2012, com o trabalho A mão de obra escrava urbana, transmitido pela TV Brasil no programa Caminhos da Reportagem. A mesma matéria recebeu Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2012. Já foi indicada ao Prêmio HSBC de Jornalismo 2010, pela reportagem Vintage, a moda sustentável, do programa Good News, da RedeTV!
     
     
    Atualizado em Janeiro/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: