Fernando Dantas

    Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, onde também cursou dois anos de Economia sem no entanto terminar o curso, o carioca Fernando Dantas começou a carreira em 1988 na sucursal da IstoÉ no Rio de Janeiro, quando a revista, que na época pertencia à Gazeta Mercantil, foi recomprada pela Editora Três.

    Entre alguns remanejamentos em decorrência da venda da revista, chegou a atuar em outras publicações da Gazeta Mercantil, entre elas Balanço Financeiro, mas ainda no mesmo ano se mudou para Paris, onde entre 1988-89, fez o estágio de extensão profissional Journalistes en Europe, em Paris.
     
    De volta ao Brasil, retornou à equipe da Gazeta Mercantil em 1990 e nos dez anos seguintes passou por várias funções no jornal. Entre elas, foi subeditor de Finanças, repórter especial de Economia e Finanças, chefe da Sucursal de Brasília e correspondente em Londres.
     
    Em novembro de 2000, assumiu como editor de Economia de O Estado de S. Paulo, em São Paulo, SP, transferindo-se em janeiro do ano seguinte, para a sucursal do Rio de Janeiro, RJ, como repórter especial de Economia. Em dezembro de 2009 passou a assinar também o blog Economia e Políticas Públicas. Em abril de 2013 deixou a reportagem do jornal mantendo a coluna e a atuação como jornalista do pela AE-News/Broadcast – Agência Estado.
     
    Ganhou o prêmio Citi-Imprensa para Jornalistas Econômicos em 1991, e a Menção Especial do Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico, em 1994.
     
    Em março de 2016 estreou no impresso do Estadão como colunista passando a escrever semanalmente.
     
     
     
    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas
    Fonte:
    Jornalista&Cia – edição 1.043
    http://www.estadao.com.br/
    – Livro “Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia” (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005); – Blog Economia e Políticas Públicas – http://blogs.estadao.com.br/fernando-dantas/.