Guilherme Azevedo

     

    Guilherme Azevedonasceu em São Paulo em 01/02/1971. Graduou-se em jornalismo pela Faculdade deComunicação Social Cásper Líbero (Fecasper), em São Paulo, em 1995 e em Letras(Português) na Universidade de São Paulo (USP) em 2003. Em 2012, passou acursar Mestrado em Comunicação na Cásper Líbero.

    Começouna profissão como estagiário da Folha de S. Paulo, em março de 1996. O primeiroemprego no Grupo Folha foi na Agência Folha, como redator, sendo sucessivamenteeditor e coordenando equipe até o fim de 2001.

     

    Mesmotrabalhando na Folha, a partir de 2000 começou a escrever reportagens econtos-reportagem na revista Caros Amigos, liderada Sérgio de Souza. Na mesma revista tornou-se colunista e publicoualgumas das que ele considera suas melhores reportagens, sobre assuntos do diaa dia da população de periferia. Uma delas, Saudemosestes homens famosos, foi finalista do Prêmio Imprensa/Embratel de 2001,Regional Sudeste.

     

     

    Aindapara Caros Amigos escreveu as histórias do repórter Alencar Almeida, personagemque representava muito do que ele e amigos viviam num grande jornal, com uma boadose de ironia e poesia.

     

    Acoluna mensal da Caros se transformou em dois folhetos de cordel, publicados emFortaleza pela Editora Tupynanquim, ao melhor estilo repórter do sertão: Entrevista com o Diabo, com lançamentoem São Paulo e tradução para o inglês sob o título ?Interview with the Devil?. Folhetos enviados a jornalistas norte-americanos e amigos do Brasil. Olivro As aventuras de Alencar Almeida (orepórter) foi publicado em 2005, pela Editora Casa Amarela.

     

     

    Apaixão pela propaganda ? pois Guilherme Azevedo é filho de publicitários ecresceu dentro de agência ? se transformou numa série de entrevistas comgrandes publicitários brasileiros, reunidas no livro Propaganda Popular Brasileira, lançado em 2010 pela Editora SenacSão Paulo.

    Em junho de 2012, começou na revista O Empreiteiro na equipe responsável por produzir uma edição especial – Os 500 Maiores da Construção – que traz um ranking das maiores empresas de engenharia, construtoras e as principais obras de infraestrutura do País.

     

     

    Atualmenteé editor do portal de comunicação Jornalirismo, iniciativa de jornalismoindependente, que busca sempre aprofundar a combinação de jornalismo eliteratura para o bom retrato do mundo. Assina reportagens especiais parapublicações como o jornal Meio & Mensagem.

     

     

     

    Dados fornecidos porGuilherme Azevedo em julho/2012.