Gustavo Aguiar

    Gustavo Aguiar é brasiliense e faz aniversário em 5 de novembro. Bacharel em comunicação social – jornalismo pela Universidade de Brasília, concluiu o curso em 2013. Fez intercâmbio na Université du Québec à Trois-Rivières, no Canada, entre 2010 e 2011. Recebeu o Diploma de Altos Estudos em Francês pela Université Nancy 2, na França, em convênio com a Aliança Francesa de Brasília, curso iniciado em 2008. Concluiu o curso intensivo de jornalismo do Estadão (Focas 2013).

    No início da carreira foi estagiário da reportagem no Correio Braziliense e, em seguida, da produção/reportagem da Agência do Rádio Brasileiro em Brasília/DF. Na emissora a partir de abril de 2011, participou do planejamento e produção da Web Rádio Saúde, do Ministério da Saúde. Ali, foi locutor de reportagens e vinhetas com veiculação nacional sobre política, economia, comportamento, saúde e meteorologia.

    Em agosto de 2011 começou novo estágio na redação do SBT em Brasília, atuando na produção de reportagens, apuração, consolidação da pauta, contato com as fontes, entrevistas, atualização de site interativo. Por mais de um ano atuou também na produção das séries especiais para SBT Brasil, Jornal do SBT e Jornal do SBT Brasília. Entre as coberturas de destaque estão a CPI do Cachoeira e julgamento do Mensalão. Ficou na emissora até novembro de 2012.

    Já formado, voltou ao Correio Braziliense como repórter, no mesmo ano. No jornal em Brasília participou coberturas sobre primeira infância, educação básica, ensino superior, emprego, concursos e carreiras para os cadernos Super! e Trabalho e formação profissional e para o site Eu, estudante, com foco em cobertura de vestibulares, Enem/Sisu e análise de dados do Ministério da Educação/ Inep.

    Repórter trainee no jornal O Estado de S.Paulo em setembro de 2013, ali participou da edição das subcapas, revisão e postagem de matérias no portal Estadão, na web.

    Por quase um ano e meio foi repórter da rádio Jovem Pan AM, período em que trabalhou nas coberturas nas editorias Metrópole e em Política. Durante as eleições de 2014, fez o acompanhamento dos candidatos. Atuou também na locução de reportagens veiculadas em programas da casa, como o Jornal da Manhã, Morning Show, Jornal da Noite e o Pan News.

    Foi finalista do 58º Prêmio Esso em 2013 na premiação Regional Centro-Oeste com a reportagem As fiapeiras de frecheirinha; publicada na edição n. 11 publicado pela revista Campus Repórter e que tratou do trabalho análogo ao de escravo no interior do Ceará. Com a mesma matéria, conquistou em dezembro de 2014 o 1º Prêmio MPT de Jornalismo, do Ministério Público do Trabalho, na categoria revista regional. Ganhou o prêmio de 5 mil reais pela reportagem.

    Da capital paulista retornou a Brasília e passou em outubro de 2015 a repórter da sucursal Brasília do Estadão onde está na cobertura do Judiciário, ao lado de Beatriz Bulla.

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    Edição 1.019 – Jornalistas&Cia

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/finalistas-em-58-%C2%A0premio-esso-em

    https://www.linkedin.com/in/gnaguiar