Helio Gurovitz

    Helio Gurovitz nasceu em 31 de março de 1968, em São Paulo (SP). É formado em Jornalismo (1989) e em Ciência da Computação (1995) pela Universidade de São Paulo (USP/SP), com pós-graduação em Hipermídia pela Universidade de Westminster, de Londres (Reino Unido).
     
    Iniciou a carreira no jornal Folha de S.Paulo, em 1993, como repórter de Ciência. Deixou o jornal em 1996, quando atuava como editor assistente. Entrou na revista Exame, da Editora Abril, em 1974, onde ocupou as funções de subeditor, editor e editor-executivo, permanecendo na publicação até 2001. Entre 1996 e 2005, foi, também, diretor do portal da revista.
     
    Em 2006, entrou para a Editora Globo, onde, desde então, atua como diretor de Redação da revista Época. Comandou a mudança no projeto editoral/gráfico do semanário, que abandonou o foco em hard news e na súmula da semana, temperada por matérias de comportamento, para reforçar a linha analítica e de reportagens exclusivas, direcionada para o futuro. “Nosso principal objetivo é criar um produto distinto da concorrência e único no mercado editorial brasileiro”, afirmou, na ocasião, ao Portal dos Jornalistas.
     
    É autor do livro Linux, o fenômeno do software livre (Para Saber Mais, 2002). Ganhou, com a equipe da revista Exame, três prêmios Fiat Allis de Jornalismo Econômico sucessivos: em 1999, na categoria Revista, pela matéria Planeta: a internet está erguendo impérios e revolucionando os negócios; em 2000, na categoria Revista, pela matéria Genética: o negócio da vida, e em 2001, na categoria Excelência Jornalística/Revista, pelo Guia do Presidente Digital. Recebeu, também, o Prêmio Abril de Jornalismo 2003, na categoria Reportagem Informática, Ciência e Tecnologia, pela matéria O futuro da TV, publicada na revista Exame.

    Com as mudanças anunciadas para as revistas Época e Época Negócios pela Editora Globo no final de 2014, em 2015, Helio Gurovitz, diretor de Redação saiu, a pedido, após nove anos de empresa, e para o seu lugar sobiu o adjunto João Gabriel de Lima. Em 2015 segue como colunista da revista Época.

    Sobre o momento profissional Helio falou ao Jornalistas&Cia. A entrevista foi publicada na Edição 979 e está na ‘Galeria’ deste perfil.

    No dia 1º de junho de 2015 Helio Gurovitz estreou como colunista do G1, o portal de notícias da Rede Globo, assina a Para entender melhora o Brasil e o mundo. O primeiro texto versou sobre Edward Snowden é a controversa Patriot Act – ou Lei Patriota, que não foi renovada.

    Sobre o que pretende para o novo blog, escreveu no primeiro post: “Procurarei trazer para este blog um olhar sobre o noticiário que não tenha o maior defeito da imprensa brasileira: o provincianismo. Pretendo, antes de tudo, prestar um serviço ao internauta, ao colocá-lo em contato com links, vídeos e textos que reflitam esse olhar, tragam informações exclusivas ou análises originais. Minhas opiniões aqui, quando presentes, serão secundárias. ” Antecipou que “O debate aqui neste blog, portanto, será mais que bem-vindo”. Mas acrescentou “não gosto dos debates pueris, vazios e movidos a ideologia que infestam a internet”.

    Neste primeiro post ele falou também, ao G1, sobre ele: reproduzimos o texto na ‘Galeria’ deste Perfil.

     

     
    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Edição 979