Herton Escobar

    Herton Abacherli Escobar é formado em Jornalismo pela Western Michigan University (WMU, 1995/2000) e foi bolsista em programas de Jornalismo Científico do Massachusetts Institute of Technology (MIT, 2006/2007) em parceria com a Universidade Harvard e do Marine Biological Laboratory (MBL), em 2005 também em Jornalismo Científico.

    Participação como ouvinte e observador nos cursos de Ecologia Molecular e Inventários de Biodiversidade do Centro de Pesquisas sobre Biodiversidade da Indonésia (IBRC), em Bali (2011), organizado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), em parceria com o Instituto Smithsonian.

    Em agosto de 2014 retornou aos Estados Unidos, University of California, Berkeley, como estudante visitante para a Graduate School of Journalism (J-School), pós-Graduação em Jornalismo.

    Fez cursos em diversas disciplinas científicas, como biologia, genética, evolução, células-tronco e clonagem, biotecnologia, microbiologia, astronomia, recursos minerais e energéticos, ecologia, conservação ambiental e biodiversidade. Nos últimos anos participou de vários eventos científicos no Brasil e no exterior, incluindo conferências das Nações Unidas sobre Clima e Biodiversidade, reuniões da AAAS, SBPC, Fesbe e outras.

    Já visitou diversos laboratórios em vários países e participou de várias expedições de pesquisa em florestas, montanhas e no mar. Em 2011, atuou como correspondente internacional, viajando sozinho pelo mundo para produzir uma série de reportagens especiais ligadas à biodiversidade e às mudanças climáticas. Países visitados: Caribe (Antilhas Holandesas e Bahamas), Estados Unidos, Indonésia, Malásia, Sri Lanka e Nepal.

    Foi professor colaborador da disciplina de Jornalismo Científico do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no segundo semestre de 2009.

    Desde 2000 é repórter do Estadão e a partir de janeiro de 2008 mantém também no jornal um blog de divulgação científica, chamado Imagine Só! “Escrevo este blog desde 2008, e nesses seis anos ele amadureceu jornalisticamente e, assim como eu, passou por algumas transformações. Começou como um blog de curiosidades científicas (daí o nome, Imagine só!) e acabou se transformando num blog de notícias, pontuado por alguns textos de análise, mais opinativos, relacionados principalmente a temas de integridade e política científica”, mensagem que postou no blog.

    Sobre o período sabático: “Escrevo para informá-los que estou em férias neste mês [Agosto/2014], e portanto o blog ficará “adormecido” até o início de setembro. Porque todo cérebro precisa de um descanso de vez em quando. Outra novidade é que de setembro a janeiro eu estarei escrevendo de Berkeley, na Califórnia, onde estou morando temporariamente a partir de agora, para uma temporada como “visiting scholar” (aluno visitante) na Escala de Pós-Graduação em Jornalismo da UC Berkeley”.

    Herton Escobar foi agraciado com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, concedido pelo CNPq, em 2014.

     

     

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    [email protected]

    http://blogs.estadao.com.br/herton-escobar/blogueiro-de-ferias-em-agosto/

    http://hertonescobar.com.br/

    http://br.linkedin.com/in/hertonescobar