Ivan Frota

    Ivan Frota nasceu em Tianguá (CE), em 25 de janeiro de 1956.
    É radialista e jornalista desde 1980, ano de fundação da rádio Santana. Foi o primeiro radialista a apresentar um programa na emissora, que na época ainda estava no ar em caráter experimental.
    Trabalhou nas rádios Planalto da Ibiapaba, de São Benedito (CE), Serrana FM, de Tianguá, e foi diretor geral da rádio Centro FM, Frecheirinha (CE) e das rádios Comércio FM e Tropical FM, ambas em Tianguá.
    De 1983 a 1987 foi assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Tianguá. De 1987 a 1991 atuou como correspondente de notícias do programa Ceará Caboclo, do apresentador Carneiro Portela, na extinta TV Ceará. De 1989 a 2012, foi assessor de Comunicação de vários prefeitos da Zona Norte do Ceará.
    Paralelamente aos seus trabalhos radiofônicos, escreveu várias matérias para diversos jornais, entre eles O Povo, Correio da Semana e Correio do Piauí, e ajudou a fundar vários jornais na Região Norte do Estado, como os extintos O Barrocão e Vale do Jaguaribe.
    Em 2013, segue trabalhando na rádio Santana de Tianguá, como repórter jornalístico e escreve matérias para o site da emissora. Está nos programas Santana é Notícia, No Terreiro da Fazenda e Emoções, em homenagem a Roberto Carlos.
    Foi professor das disciplinas Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Artes na Escola de 1º Grau Padre Cícero, entre 1990 e 1991, e foi diretor-adjunto da Escola de Ensino Fundamental Tancredo Nunes de Menezes, em 2005, ambas em Tianguá.
    Foi homenageado no Festival União da Ibiapaba 2012 (FUI) com o Troféu Chico Anísio, por seus 32 anos de Jornalismo e Radialismo.
    É pai do professor de informática e comunicador, Derbson Frota.
    Atualizado em janeiro de 2013
    Fontes: