Jalília Messias

    Jalília Raquel de Barros Messias nasceu e mora em Belém do Pará. Estudou na Universidade Federal do Pará, UFPA. Primeiro fez Publicidade e Propaganda. Depois Jornalismo. Assina suas reportagens como Jalília Messias.

    Começou em 2000 como repórter de rádio, no projeto Repórter Expresso da Liberal AM. Jalília foi contratada pela TV Liberal em 2003 para exercer a função de repórter. A partir de 2005 passou a apresentar o Liberal Comunidade.

    Sobre o início da carreira ela mesmo conta: “Nunca pensei ser repórter de TV. Sempre gostei de ler e escrever, por isso decidi fazer Comunicação Social. Tudo aconteceu naturalmente e muito rápido. No fim dos anos 90, a rádio Liberal lançou um projeto que ficou conhecido como Repórter Expresso. Decidi fazer o teste. Ao fim de tudo, nos foi dito que os repórteres selecionados sairiam em busca de notícias pela cidade pilotando motos. Eu só sabia andar de bicicleta. Mas topei o desafio, sob protestos da minha família. Foi um ano de muitas emoções e de um aprendizado incrível”.

    A trajetória na carreira acabou se manifestando na vida dela: “A televisão surgiu em minha vida depois que uma colega, Fabiana Cabral, me convidou pra fazer um teste na TV Cultura. Fiz e consegui a vaga. Fiquei uns oito meses, aprendi muito, e me apaixonei pela reportagem. Também passei pela TV Record”, relembrou.

    Em 2002, Alília foi chamada para trabalhar na TV Liberal. Em 14 anos completados no ano de 2016, segue como repórter especial. Faz matérias para os jornais locais e para os telejornais de rede também, já que a emissora é afiliada à Rede Globo.

    Em dezembro de 2015 Jalilia Messias foi destaque no ranking histórico da Região Norte, que J&Cia divulgou na edição de 13 de janeiro. Classificou-se em segunda posição, com 27,5 pontos. Ela aparece como repórter da TV Liberal, do Pará. Em seu ano de estreia no Ranking, Jalilia conquistou dois troféus no Sistema Fiepa: o Especial Jornalista Raimundo Pinto de TV, com a reportagem Ração / Miriti, e o de Personalidade do ano – Repórter de TV.

    Sobre o futuro Jalília diz que ainda pretende compartilhar os seus conhecimentos com os jovens. “Já fui professora de Inglês, gosto de sala de aula, e não descarto a possibilidade de voltar a ser professora. Desta vez, do curso de Jornalismo”.

    Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (9 de mar de 2015), pelo segundo ano consecutivo a jornalista Jalília Messias assumiu o comando do GE Pará, um dos noticiários mais importantes da emissora.

     

     

    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://youtu.be/eeAizuH-N7E

    Entrevista publicada em 7 de abril de 2014 pelo site reportere.com por Gustavo Ferreira.

    https://reportere.com/2014/04/07/bio-especial-jalilia-messias/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/quatro-premios-na-bagagem-2015-foi-ano-celso-freire

    http://elasnatv.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html