Jéssica Guimarães

    Jéssica de Oliveira Guimarães assina Jéssica Guimarães, nasceu em Pedra Branca- SP é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Concluiu o curso de extensão, em 2014, em Jornalismo de Quebrada (Jornalismo de Periferia). Em 2015 é aluna do curso de Letras, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP/SP.

    Desenvolveu, como trabalho de conclusão de curso de jornalismo, o documentário Reciclados que discutiu os efeitos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos na vida dos catadores de lixo. A preparação do material audiovisual, permitiu desenvolver as habilidades nas de todas as etapas, como roteiro, produção, entrevista e em Final Cut, decupagem e edição. O projeto foi avaliado com a nota máxima.

    Começou a trajetória no jornalismo em abril de 2010, como colaboradora na rádio Gazeta AM, com participação como comentarista sobre educação no jornal diário. Na emissora apresentou também um quadro próprio sobre a temática. Ficou na função até junho de 2011. 

    Durante o período de faculdade foi monitora do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (CIP) da Faculdade Cásper Líbero, entre dezembro de 2010 e agosto de 2011.

    Em setembro de 2011 passou a atuar nas revistas Melhores Práticas, Alumínio e Negócios da Comunicação, produzidas pela Editora Segmento Mc. Ficou na editora até fevereiro de 2012.

    Foi estagiária na Petrobras entre abril e dezembro de 2012 e na Rádio Cultura FM (103.3) de janeiro de 2013 a Dezembro de 2013.

    Segue em março de 2015 como freelancer da produtora Vista Multimídia.

    É autora do livro A geração Y de Heliópolis – A importância dos projetos sociais na formação dos jovens da periferia.  A obra foca casos dos adolescentes da favela de Heliópolis (São Paulo) que são atendidos por projetos sociais. Para desenvolver a temática acompanhou reuniões de alguns grupos, conheceu as características da comunidade e conversou com diversos jovens e gestores.

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista