Joelmir Beting

    Joelmir José Beting nasceu em 21 de dezembro de 1936, em Tambaú (SP), onde trabalhou e estudou até 1955. Inclusive, foi boia-fria aos sete anos de idade. Orientado pelo padre Donizetti Tavares de Lima (1890-1961), foi para São Paulo estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), curso em que se formou em 1962, e fazer carreira no Jornalismo.
    Ainda na USP, em 1957, ingressou na Imprensa Esportiva pelos jornais O Esporte (SP) e Diário Popular (SP) e na rádio Panamericana, que anos depois se tornaria a Jovem Pan (SP). Em 5 de março de 1961, após um jogo entre Fluminense e Santos (1 a 3), no Estádio do Maracanã (RJ), encantou-se tanto com um gol de Pelé que resolveu homenageá-lo, em nome dos cronistas esportivos da época, com uma placa no estádio. Ali nasceu a expressão Gol de Placa, hoje célebre para se referir a tentos espetaculares. Largou o Jornalismo Esportivo poucos tempo depois, após perder a compostura comemorando um gol do seu Palmeiras contra o Corinthians durante transmissão no Estádio do Pacaembu (SP). Assim que se formou sociólogo, em 1962, passou a se dedicar ao Jornalismo Econômico, como redator de estudos de viabilidadeeconômica para projetos desenvolvidos por uma consultoria de São Paulo.
    Em 1966, convidado por Gilberto Adrien, diretor comercial da Folha de S.Paulo (SP), começou a trabalhar no jornal, onde lançou uma editoria de Automóveis, no cadernos de Classificados. Pelo trabalho na cobertura do mercado, foi nomeado editor de Economia da Folha, em 1968. Em 7 de janeiro de 1970, lançou sua coluna diária no jornal, publicada também em quase 50 jornais brasileiros. Em 1991, transferiu-se para O Estado de S.Paulo (SP), onde sua coluna diária continuou sendo publicada, ininterruptamente, até 30 de janeiro de 2004.
    No rádio, além da Jovem Pan, passou por Gazeta (SP), Bandeirantes (SP) e CBN (SP). Na TV, trabalhou na Gazeta (SP), Record (SP), Bandeirantes (SP) e Globo (SP) ? nesta última, de agosto de 1985 até julho de 2003 ?, passando pelo Espaço Aberto, na Globo News, e de volta para a Bandeirantes, em março de 2004. Desde que retornou à emissora, participa diariamente do Jornal da Band e do Primeiro Jornal. É âncora do Canal Livre, apresentado aos domingos, e faz comentários diários no canal BandNews, além dos programas Jornal Gente e Três Tempos, na rádio Bandeirantes.
    Publicou os livros Na Prática a Teoria é Outra (Impress, 1973) e Os Juros Subversivos (Brasiliense, 1985). Em coautoria com o cardeal Paulo Evaristo Arns e João Pedro Stédile, lançou olivro Igreja, Classe Trabalhadora e Democracia (Paulinas, 1984). Além disso, escreveu dezenas de ensaios para revistas semanais, como a Veja (SP). Desde 2000, mantém seu próprio site na Internet, dedicado à análise macroeconômica. Também realiza palestras em empresas, convenções, simpósios, congressos e seminários, onde compartilha sua experiência.
    Ao longo de sua carreira, recebeu vários prêmios, como o Comunique-se Mídia Eletrônica, como Melhor Analista de Economia da TV e Mídia Eletrônica, por quatro vezes (2004, 2006, 2009 e 2012), o Apimec-MG de Jornalismo Econômico (em 2004) e o Apimec-SP de Jornalismo Econômico (em 2003), além do Grande Prêmio Instituto Ayrton Senna de Jornalismo (o primeiro da série, em 2001). Em 2012 recebeu novamente o Prêmio Comunique-se, desta vez na categoria Jornalista de Economia – Mídia Eletrônica.
    O jornalista Joelmir Beting, 75 anos, sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE) e morreu em 29 de novembro de 2012. Foram mais de 55 anos de carreira, nos quais traduziu o ?economês? em palavras simples e fáceis deentender, em seus comentários sérios salpicados de humor e trocadilhos.