José Carlos Carboni

    José Carlos Fantini Carboni nasceu em 3 de novembro de 1949, em São Paulo (SP). Formou-se em Psicologia Clínica na Universidade São Marcos, da capital paulista, em 1980, e na mesma instituição de ensino fez especialização em Psicoterapia Breve e de Casal, em 1992. Seu pai, Hugo Carboni, também militou na Imprensa.
    Iniciou sua carreira em 1969, fazendo checagem de notícias no jornal A Gazeta Esportiva (SP). Posteriormente viria a exercer as funções de editor e secretário de redação da publicação. No jornal, produziu uma série de dez reportagens de página dupla com o tema Um Jogo Psicológico, no qual pode aliar sua paixão pelo futebol à formação de psicólogo.
    Foi, também, editor na TV Cultura (SP), de fevereiro de 1974 a dezembro de 1989, responsável por montar o Departamento Esportivo da emissora. Paralelamente, começou a trabalhar em outubro de 1985 na rádio Jovem Pan (SP), como diretor de Esportes, onde ficou até janeiro de 1997.
    Transferiu-se, então, para a Rádio Bandeirantes (SP), também como diretor de Esportes. Em setembro de 2004, passou a diretor de Jornalismo na emissora e, em outubro de 2013, a diretor nacional de Jornalismo do Grupo de Rádios na Rádio e Televisão Bandeirantes, formado pelas rádios Bandeirantes, Band News FM, Sul América Trânsito e Bradesco Esportes, posto que deixou em março de 2017. Passou a atuar nas áreas de Psicologia e Coaching, pois em 2010 formou-se em Psicoterapia de Casal de linha psicanalítica no Instituto Sedes Sapientiae.
    Faleceu em 16/10/2017, vítima de infarto.
    Atualizado em outubro de 2017
    Fontes: