José Renato de Almeida Prado

    José Renato de Almeida Prado nasceu em São Paulo, SP, aos 6 dejunho de 1964 e foi criado em Jaú, interior paulista, onde até hoje estáradicado.

    Jornalista e advogado iniciou sua carreira comorepórter em 1986 no centenário jornal Comércio do Jahu, ano em que passou apublicar suas primeiras crônicas e contos. Ocupou também no matutino as funçõesde redator, chefe de reportagem e editor do suplemento agrícola Jornal daTerra.

    Formou-se em jornalismo em 1990 pelaUniversidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? UNESP ? Faculdade deArquitetura, Artes e Comunicação, campus de Bauru. Em 1992 entrou para a equipede colaboradores da revista A Granja, de Porto Alegre, a mais antiga publicaçãode circulação nacional dirigida ao agronegócio do País, para a qual escreveuaté 2006.

    Publicou artigos e crônicas em vários veículosde comunicação do interior paulista, como a Revista Perfil, Jornal de Bocaina eFolha de Itapuí.

    Em 1996, concluiu o curso de bacharelado emDireito, na Faculdade de Direito de Bauru, da Instituição Toledo de Ensino(ITE). Está inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1997, sob o número148.362. Entre 1998 e 1999 foi membro da Comissão do Jovem Advogado da 20ªSubsecção da OAB de Jaú.

    Trabalhou como assessor de imprensa deinstituições públicas e privadas. 

    Em 2005, retorna à equipe do jornal Comércio doJahu, onde permanece até hoje como repórter e redator da coluna Nossa História,publicada aos sábados.

    É autor do livro de crônicas Prosa Fiada eoutros goles, lançado no dia 24 de agosto de 2008, na 20ª Bienal Internacionaldo Livro de São Paulo.

    Em julho de 2011, lança o livro Tampa de Baú,prefaciado pelo membro da Academia Paulista de Letras Ives Gandra Martins, queresgata parte da história do município paulista de Jaú. 

    É membro da União Brasileira de Escritores(UBE) e da Academia Jahuense de Letras.

     

    Escreve para blog Prosa Fiada(http://prosaafiada.blogspot.com).

     

    Atualizado em novembro/2011 – Portal dos Jornalistas