Juliana Verboonen

    Juliana Verboonen graduou-se, em julho de 2004, no curso de Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo/SP e, em 2005, formou-se em Introdução à Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/SP).

    No ano seguinte, em 2006, se formou em Marketing do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e, em 2007, concluiu o curso de Psicologia Econômica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

    Em 2012 se especializou, também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em Administração de Empresas, e em Audiodescrição, pela Fundação Dorina Nowill/SP. No ano de 2014 especializou-se em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero (FCL/SP).

    Iniciou a carreira assim que se formou no curso de jornalismo, em 2004, quando trabalhou nas eleições municipais pela TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos (SP). Posteriormente cobriu férias de repórteres pela TV BandVale, no Vale do Paraíba (SP), onde também atuou como repórter do Jornal Primeira Hora, na rádio BandVale FM. Na Bandeirantes AM foi âncora do programa Manhã Bandeirantes.

    Em 2007 assumiu o cargo de apresentadora do programa Panrotas News, da web TV Panrotas, que cobre o setor de hotelaria e turismo, função que manteve até junho de 2009. No mesmo período, entre outubro de 2008 e outubro de 2009, acumulou mais de 500 horas de voo no helicóptero do Grupo Bandeirantes – entrava ao vivo para as rádios Bandeirantes AM, BandNews FM e SulAmérica Trânsito.

    Em 2011 assumiu como apresentadora da rádio BandNews FM aos fins de semana e feriados. Pela rádio SulAmérica Trânsito atuou por mais de dois anos como âncora, tendo como atividades principais conduzir a programação e informar a situação do trânsito e orientar os motoristas de São Paulo.

    Em agosto de 2011 foi contratada pela TV Gazeta e atuou como apresentadora do Gazeta News e da previsão do tempo. Desde 2012 apresenta o Jornal da Gazeta Edição das Dez, dividindo a bancada com Gabriel Cruz. A jornalista mantém o Blog de Mobilidade, onde escreve sobre mobilidade urbana.

    Verboonen recebeu, em Brasília (DF), os Prêmios CNT de Jornalismo, na categoria Rádio, e Denatran de Educação para o Trânsito, na categoria Comunicação, ambos em 2008, em virtude da série de reportagens “Histórias de Violência no Trânsito”. Em São Paulo (SP) foi premiada com o Troféu Destaque Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) em 2011 com a série de reportagens “Motofaixa”.

    A apresentadora desenvolveu o projeto ABC do Pequeno Cidadão, sobre o tema ministra palestras para crianças, a fim de inseri-las – de forma lúdica e natural – às primeiras noções sobre deslocamento pela cidade, trânsito e segurança, além de locais apropriados e perigosos para brincar.

     

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.julianaverboonen.com.br/abc-do-pequeno-cidadao-des/

    www.julianaverboonen.com.br/blog-de-mobilidade

    http://www.julianaverboonen.com.br/galeria-de-imagens/

    https://instagram.com/juverboonen/