Julio Gomes

    Julio Gomes Filho nasceu em São Paulo (SP), em 1979. Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), iniciou sua carreira aos 18 anos, quando cursava o segundo ano da faculdade. Contratado pelo portal UOL, começou a trabalhar na seção de Esporte, integrando a equipe que cobriu online a Copa do Mundo de Futebol França 1998.
    Em 2000 já era editor-assistente e, em 2002, passou para o cargo de editor e cobriu sua primeira Copa do Mundo in loco. Com a namorada Cláudia, hoje esposa, viajou para Madri em 2003, para cursar mestrado em Jornalismo Esportivo. Morou em Paris e Londres até ser contratado pela rádio Bandeirantes para ser correspondente na Espanha. Foi incumbido de cobrir a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo ao time do Real Madrid, no final de 2004.
    Na época, trabalhou intensamente na cobertura do futebol europeu, nos estádios de Santiago Bernabéu (Madri) e Camp Nou (Barcelona). Em seu currículo entraram diversas partidas decisivas da Liga dos Campeões da Europa, sendo duas finais (Paris 2006 e Moscou 2008), amistosos da seleção brasileira, Eurocopas de 2004 e 2008 e Copa do Mundo de 2006, entre muitos outros eventos esportivos.
    Aproveitando sua estadia de cinco anos na Europa, também realizou outras reportagens fora do Esporte. Assim, teve a oportunidade de cobrir a morte de João Paulo II (1920-2005) e o Conclave que se seguiu ? reunião de membros do alto clero para escolher um novo papa. Também trabalhou na cobertura dos atentados terroristas de 2004 na estação Atocha, em Madri, e de 2005, em vários pontos de Londres.
    Em 2007, cobriu a temporada de Fórmula 1 para a rádio Bandeirantes. Voltou ao Brasil em janeiro de 2009. Em março do mesmo ano, ingressou na Espn Brasil, como editor-chefe do Espn.com.br e do Espn360°, que transmite os programas de webtv. Também atua como comentarista nos canais Espn e mantém blog no portal Estadão.com.br.
    É torcedor declarado da Associação Portuguesa de Desportos, por influência de seu irmão, o também jornalista Flavio Gomes.
    Última atualização: 09/2011
    Fonte: