Karla Mendes

     

    Karla Mendes (Crédito: Fabio Nascimento)

    Baseada no Rio de Janeiro, Karla Mendes trabalha como repórter investigativa do Mongabay, site dos Estados Unidos focado em meio ambiente e comunidades tradicionais. Ela também é bolsista do Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center e acaba de ser eleita para a diretoria da Society of Environmental Journalists (SEJ), nos Estados Unidos. É a primeira vez que o Brasil e a América Latina têm assento na diretoria da SEJ, fundada há 33 anos e é referência para o jornalismo ambiental no mundo.

    Karla foi a mais votada entre os 13 candidatos — cinco foram eleitos — e sua missão é justamente ajudar a expandir essa instituição internacionalmente. Em toda a história da SEJ, apenas uma filipina e um canadense haviam sido eleitos para a diretoria da instituição. Junto com Karla, que também é bolsista do Oxford Climate Journalism Network do Reuters Institute, também foi eleita uma canadense para o mandato da diretoria de 2023 a 2026. Os outros candidatos eleitos são norte-americanos.

    Após trabalhar como repórter de economia por 10 anos (O Globo, Agência Estado/O Estado de S. Paulo, Expansión, Correio Braziliense, Estado de Minas e a agência de notícias S&P Global Market Intelligence), Karla fez a transição para o jornalismo ambiental em 2017, através de uma bolsa de reportagem que ganhou da SEJ, que resultou em uma série de reportagens na Amazônia para a Thomson Reuters Foundation (TRF), junto com um jornalista canadense. Logo depois, ela tornou-se correspondente sobre questões ambientais e fundiárias para a TRF, onde trabalhou até dezembro de 2018. Em julho de 2019, Karla foi a primeira brasileira contratada pelo Mongabay como editora e correspondente. Este ano, ela voltou a dedicar-se integralmente a reportagens, as quais ela publica em português e inglês.

    Ao longo de sua carreira, Karla ganhou múltiplos prêmios internacionais e nacionais. Em maio de 2023, ela recebeu o prêmio de ex-aluna ilustre da Universidade de King’s College em Halifax, Canadá, onde ela cursou o Mestrado em Jornalismo Investigativo e de Dados, por sua contribuição ao jornalismo e à comunidade. Em fevereiro de 2023, ela foi vencedora do Prêmio SEAL de Jornalismo Ambiental com distinção por seu “poderoso trabalho cobrindo a contínua invasão de corporações globais em terras indígenas na Amazônia”.

    Em julho de 2022, Karla ganhou o 2º lugar no prêmio da SEJ por excelência em investigação jornalística por uma investigação que revelou como o óleo de palma “sustentável” provocou desmatamento e contaminação da água na Amazônia, afetando os povos indígenas e comunidades tradicionais. Em abril de 2022, a investigação obteve o 3º lugar no Fetisov Journalism Awards. A investigação está sendo usada pelo Ministério Público Federal como prova em processos judiciais contra as empresas de óleo de palma.

    Em dezembro de 2021, Karla conquistou o primeiro lugar no Prêmio Geneton Moraes Neto de Jornalismo pela reportagem “Agricultores são pagos para “produzir” água na luta contra escassez”, publicada pela TRF e Reuters Brasil. Em outubro de 2021, o documentário “Esse lugar também é meu“: Indígenas denunciam preconceito nas cidades” dirigido por ela recebeu o prêmio Jackson Wild Special Jury Recognition. O documentário faz parte de uma série de reportagens que ela coordenou com apoio financeiro do Pulitzer Center on Crisis Reporting, junto com a Ambiental Media. A reportagem de abertura da série está sendo usada em um livro didático para o ensino médio.

    Em 2020, Karla ganhou o primeiro lugar da SEJ Awards por um projeto com Max Baring sobre os Guardiões da Floresta do Maranhão publicado pela TRF. O documentário também foi premiado pelo Tulum WE Film Festival em 2022, pelo Colorado Environmental Film Festival em 2020 e recebeu menção honrosa no Festival de Cinema de Direitos Humanos de Nápoles em 2019.

    Entre 2017 e 2018, Karla ganhou três prêmios de jornalismo nacionais com a série de matérias investigativas “Perigo nos Rios”, sobre roubo de carga nos rios da Amazônia, publicado no jornal O Estado de S. Paulo: Prêmio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Prêmio Policiais Federais de Jornalismo e Prêmio Plural de Jornalismo.

    Mineira de João Monlevade, Karla formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), em Belo Horizonte (MG), em 2003. Começou a carreira como assessora de imprensa do Ministério Público de Minas Gerais e repórter da TV Justiça (MG). Trabalhou de 2003 a 2008 na editoria de Economia do jornal Estado de Minas (MG), onde entrou como estagiária depois de ganhar o Prêmio Jovens Talentos, O Jornalismo e a Cidade. Além de reportagens para o jornal, gravava diariamente comentários para a rádio Guarani (MG), também do grupo Diários Associados.

    Mudou para Brasília em outubro de 2008, quando transferiu-se para a equipe do editor de Economia Vicente Nunes no Correio Braziliense (DF), também do grupo dos Diários Associados. Estreou, em agosto de 2009, o Blog da Vida Moderna, na versão online do jornal, tratando de produtos e serviços indispensáveis à vida das pessoas, como, por exemplo, o celular e o computador. Também gravava vídeos com comentários sobre suas matérias para o site do Correio.

    Venceu, com Vicente Nunes, Ricardo Allan, Vânia Cristino, Mariana Flores, Letícia Nobre, Edna Simão, Luciana Navarro e Luciano Pires, os prêmios Esso de Jornalismo 2009, na categoria Informação Econômica, o Imprensa Embratel 2009, na categoria Economia, e o CNH de Jornalismo Econômico, na categoria Excelência Jornalística em Economia, com a série O Brasil que emergirá da crise, publicada entre 28 de dezembro de 2008 e 5 de janeiro de 2009 no Correio Braziliense.

    Migrou para a sucursal de Brasília da Agência Estado, onde atuou de junho de 2010 a janeiro de 2012, período em que cobriu as áreas de Telecomunicações e Infraestrutura. Nesse período, concluiu o MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo (SP), patrocinado pela BM&F Bovespa.

    Em 2012, foi para a Espanha como uma das brasileiras selecionadas para o Programa Balboa para Jovens Jornalistas Íbero-Americanos. Lá, trabalhou no Expansión, maior jornal de Economia de Espanha, e manteve o blog A crise na terra dos reis, em que contou o impacto da crise na vida dos europeus de janeiro de 2012 a abril de 2013.

    Em 2013, ganhou bolsa de estudos da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e mudou-se para o Canadá, onde mestrado em Jornalismo Investigativo e  de Dados pela University of King’s College, em Halifax. Obteve nota máxima em seu projeto, uma grande reportagem sobre a espionagem americana e canadense no Brasil.

    De volta ao País, fixou-se no Rio de Janeiro, onde trabalhou com produtora de Conteúdo e Atendimento à Imprensa no Centro Aberto de Mídia (CAM) da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, entre junho a julho de 2014. Em setembro, cobriu período de licença maternidade como repórter de Infraestrutura e Negócios em O Globo (RJ), lá permanecendo até janeiro de 2015.

    A partir dessa data, Karla inaugurou sua carreira de correspondente internacional. Tornou-se, então, a primeira correspondente brasileira da S&P Global Market Intelligence (antiga SNL Financial), uma das agências líderes de mercado dos Estados Unidos, com foco no mercado bancário e de seguros. Trabalhou para a S&P de janeiro de 2015 a março de 2017. É fluente em inglês, espanhol e português e faz reportagens nas três línguas.

    Contatos:


    Atualizado em outubro de 2023 – Portal dos Jornalistas

    Fontes: