Larissa Santana

    Larissa Santana é jornalista graduada pela Faculdade Cásper Líbero (SP), em 2004. Fez especialização em Cinema Documentário na Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), em 2008, e é cineasta certificada pela School of Continuing and Professional Studies, da New York University (EUA).
    Começou a carreira em 2004, como estagiária da TV Globo e do Globo News, atuando como produtora, repórter e editora dos programas Fantástico, Globo Repórter, SPTV, Globo Rural e Espaço Aberto. Em 2005, trabalhou três meses como produtora contratada pelo Globo News, trabalhando nos programas Espaço Aberto, Almanaque e Start.
    Paralelamente, começou a trabalhar na Editora Abril, fazendo edição de guias de viagem do Guia 4 Rodas, entre fevereiro e setembro daquele ano. Saiu da editora para experimentar o trabalho em mídias digitais, produzindo notícias sobre economia e mercados para o portal Terra, entre setembro de 2005 e fevereiro de 2006.
    Continuou atuando na área econômica no portal Exame.com, entre fevereiro de 2006 e julho de 2007, e na revista Exame, na editoria de Gestão, até novembro de 2008. Passou então, para a redação da revista Superinteressante, onde atuou como editora-assistente e editora, além de prestar outros serviços à Editora Abril.
    Foi contratada, no final de 2011, para ser editora de texto da revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo, no núcleo especial de reportagens investigativas de São Paulo.
    É diretora, editora e produtora do documentário Não Vou Te Reconhecer (Face Blind, 2010, EUA), sobre prosopagnosia ou agnosia facial ? a incapacidade de reconhecer rostos ?, que foi selecionado para o 5º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em 2011.
    Venceu o Prêmio Abril de Jornalismo 2010, na categoria Comportamento, com a reportagem Cachorros: por que eles viraram gente?, publicada na revista Superinteressante em março de 2009, com Alexandre Versignassi, Bruno Garattoni e Emiliano Urbim.
    Atualizada em dezembro de 2011.
    Fontes:
    Arquivo Jornalistas & Cia.