Leonardo Cruz

    Leonardo Cruz nasceu em São Paulo (SP). É bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, curso concluído em 1999. Participou do 25º Programa de Treinamento em Jornalismo da Folha de S.Paulo (SP) em 1997 e concluiu em 2000 a pós graduação em Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. No mesmo ano, completou sua graduação em British Political History na Universidade de Cambridge (Inglaterra).
     
    É jornalista profissional desde julho de 1996, com experiência em edição e coordenação de equipes em mídia impressa e digital. Começou a carreira como repórter da rádio Trianon (SP), onde ficou até agosto de 1997. Passou, em seguida, para o jornal Folha de S.Paulo, onde ocupou diversos cargos e passou por várias editorias.
     
    A primeira função foi como redator da Ilustrada. Ficou no caderno de setembro de 1997 a dezembro de 1998. Em janeiro de 1999, tornou-se redator de Cadernos Especiais. Abriu o ano de 2000, em janeiro como redator da Primeira Página, cargo que ocuparia até fevereiro de 2001. Viajou para Londres como correspondente da Folha em março de 2001. Ficou na Inglaterra por sete meses, até setembro de 2001.
     
    Na volta a São Paulo, assumiu como editor-assistente de Política do jornal. Ficou no cargo até dezembro de 2003, quando passou a atuar como editor assistente de Internacional, cargo em que permaneceu até dezembro do ano seguinte. Em janeiro de 2005 assumiu a editoria da Ilustrada Folha, como assistente de edição, cargo que manteve por quase cinco anos, até dezembro de 2009.
     
    Foi, então, para a editoria de Esporte por rápidos nove meses. Em julho de 2010 já estava no cargo de secretário assistente de Redação, onde ficou até julho de 2011. No mês de agosto do mesmo ano, passou diretamente a editor de Tecnologia, de onde comandou a produção e a edição de reportagens tanto na versão impressa como na digital, até fevereiro de 2013.
     
    Voltou a trabalhar na editoria da Primeira Página, atuando como secretário assistente de Redação, na área de Edição. Em fevereiro de 2015, mantendo o mesmo cargo, passou a coordenar a produção e edição do site da Folha, respondendo pelo editorial. Em julho de 2016, seu cargo mudou de nome e passou a ser de secretário assistente de Redação da Área Digital.
     
    Passou a exercer a função de coordenador da Estratégia Digital em setembro de 2016, respondendo à Secretaria de Redação e à Editoria Executiva do jornal.
     
    Em atividade paralela, foi o roteirista do documentário Fome de Quê? (2010), trabalho que desenvolveu em menos de um ano, durante o Fórum Social Mundial 2009, realizado em Belém (PA).
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Edição 885