Leonardo Sakamoto

    Leonardo Moretti Sakamoto nasceu em 11 de abril de 1977, em São Paulo (SP). Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e formado em Jornalismo pela mesma universidade, cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil, em Timor Leste, em Angola e no Paquistão.
     
    Trabalhou em diversos veículos de comunicação, cobrindo problemas sociais brasileiros. Atuou como professor de Jornalismo na USP e hoje dá aulas na pós-graduação da PUC-SP.
     
    É fundador e coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Mantém o Blog do Sakamoto – Direitos Humanos. Trabalho Decente. Meio Ambiente. alocado no portal UOL.
     
    Coordenou a pesquisa que resultou no estudo Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI (Organização Internacional do Trabalho, 2007).
     
    Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2003, na categoria Revista, pela reportagem Homens-Tatu do Sertão, publicada na Problemas Brasileiros, edição de maio de 2003; e o Prêmio Combate ao Trabalho Escravo 2006, na categoria Personalidade, concedido por cinco entidades envolvidas nessa luta: a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (Anpt), a Associação Nacional dos Procuradores da República (Anpr) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
     
    Leonardo Sakamoto foi reconhecido e condecorado em maio de 2012 como Jornalistas Amigos da Criança. O projeto é uma iniciativa da ANDI Comunicação e Direitos que reconhece o trabalho de profissionais na cobertura de assuntos sociais relacionados aos direitos da criança e do adolescente.
     

    Em fevereiro de 2015 estreou em seu blog no UOL o programa Havana Connection no UOL uma clara crítica ao Manhattan Connection, exibido pela GloboNews. No Havana, Sakamoto recebe convidados para debater pautas “sob o ponto de vista da esquerda”.

    Está entre os eleitos para o Top 50 (11º a 50º lugares) da edição 2015 do Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros, edição 2015. Realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress, a votação é feita dois turnos, abrange um colégio eleitoral integrado por 48 mil profissionais, sendo cerca de 3 mil da área de comunicação corporativa e 45 mil jornalistas de redações.  Nesta segunda edição da premiação foram recebidas cerca de 8 mil indicações, abrangendo quase 3 mil nomes de jornalistas. Passaram para a final 347 jornalistas da etapa Nacional.

    Sakamoto lançou em junho de 2016 o livro O que aprendi sendo xingado na internet com Juliana de Faria e PC Siqueira, pela Editora Leya. Neste livro, ele usa essa experiência para fazer uma reflexão sobre o ódio e a intolerância que por vezes dominam as redes sociais, construindo ao mesmo tempo uma espécie de guia para não nos tornarmos massa de manobra nas mãos de pseudojornalistas de opinião pré-fabricada. Ele explica que dar sua opinião na internet pode ser uma tarefa desafiadora, e até perigosa. E é exatamente isso o que tem feito o jornalista Leonardo Sakamoto, estabelecendo-se como uma das vozes mais vigorosas e interessantes da atual esquerda brasileira. 

     

    Atualizado em junho/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.054

    http://www.livrariacultura.com.br/p/o-que-aprendi-sendo-xingado-na-internet-46288114#

    Jornalistas&Cia – Edição 1028

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/andi-reconhece-20-novos-i-jornalistas-amigos-da-crianca-i

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/leonardo-sakamoto-estreia-programa-em-havana-connection-em-no-uol

    http://blogdosakamoto.uol.com.br