Lobão

    João Luiz Woerdenbag Filho (Lobão) nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 11 de outubro de 1957.
    Apesar de ser conhecido por sua carreira como músico e compositor, também teve experiências nas mídias impressa e televisiva. Como editor, em 2003 lançou a revista Outracoisa, em parceria com a L&C Editora, que reunia músicos e pensadores brasileiros. Em 2005, apresentou o programa Saca Rolha, na PlayTV, ao lado de Marcelo Tas e Mariana Weickert, em que eram debatidos temas nacionais e internacionais.
    Também como apresentador, trabalhou na MTV, de junho de 2007 a dezembro de 2010, tendo ancorado quatro programas: MTV Debate (de debates sobre temas polêmicos), Código MTV (entrevistas com músicos), Lobotomia (entrevistas com personalidades) e Lobão ao Mar (no qual se apresentava ao lado de artistas convidados). Teve ainda uma participação, como jurado, em 2008, do programa Astros, do SBT.
    Lançou sua autobiografia Lobão: 50 anos a mil (Nova Fronteira, 2010), coassinada por Claudio Tognolli, que tornou-se grande sucesso editorial. Em 2011, foi editor-convidado do Caderno Variedades do Jornal da Tarde para a edição do dia 14 de junho. Na oportunidade, escolheu pautas, conferiu textos de repórteres e acompanhou o fechamento. Em novembro, voltou à televisão, substituindo Rafinha Bastos na apresentação do programa A Liga, da Rede Bandeirantes, mas ficou pouco tempo na função: apenas três meses.
    Mantém o site Lobão Elétrico.
    Atualizado em novembro de 2012
    Fontes: