Luciana Constantino

    Formada em Jornalismo no ano de 1994 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, Luciana Constantino começou a carreira na Folha de S.Paulo, atuando como repórter regional do jornal no interior de São Paulo, a partir de junho de 1995.
     
    Em pouco mais de cinco anos nos cadernos regionais chegou a ser promovida a editora-assistente, passou pelas redações locais de São José dos Campos (Folha Vale), Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
     
    Em setembro de 2000 mudou-se novamente, dessa vez para Brasília, assumindo inicialmente o posto de coordenadora de Política e Geral, da sucursal candanga da Folha, e atuando predominantemente na cobertura de assuntos ligados a área social, incluindo Educação e Bolsa-Família.
     
    Após 12 anos de casa, deixou o jornal em fevereiro de 2007 e no mês seguinte já assumia o posto de editora-assistente do caderno Vida& de O Estado de S.Paulo, focado na cobertura de temas ambientais. Um ano mais tarde foi promovida a editora do mesmo caderno e ainda por lá faturou o Prêmio Allianz de Jornalismo 2010, na categoria Mídia Impressa e Online Nacional e Regional com tema especial de Sustentabilidade – Mudanças Ambientais.
     
    Também em 2010 passou a responder interinamente como editora-executiva de Produção do jornal, função que chegou a exercer paralelamente com a edição do Vida&, e no final do ano foi confirmada no cargo, na época equiparando-se na hierarquia do jornal aos editores-executivos Luiz Rila (Edição) e Laura Greenhalgh (Cultura). Desde então permaneceu como editora-executiva do Estadão.
     
    Com a nova conformação implementada em junho de 2016 na Redação do Estadão outros cargos e funções também ganharam adequação e alguns até novas praças de atuação. É o caso da editora executiva Luciana Constantino transferida para a sucursal de Brasília, onde assume a coordenação de Política. Ela passa a responder ao diretor da sucursal Marcelo Beraba.
     
     
     
    Atualizado em junho/2016  – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
     
    Jornalistas&Cia – Edição 1.053

    http://klear.com/profile/lucconstantino/conversations

    Jornalistas&Cia – Edição 576 – 31 de janeiro de 2007 à 6 de fevereiro de 2007 – Luciana Constantino deixa a sucursal da Folha de S.Paulo;

    Jornalistas&Cia – Edição 770 – 17 a 23 de novembro de 2010 – Prêmios;
    Jornalistas&Cia – Edição 774 – 15 de dezembro a 21 de dezembro 2010 – Estadão nao muda – Jornal da Tarde também pode mudar;
    Estadão.com.br – Novo caderno mensal vai debater temas ambientais – http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,novo-caderno-mensal-vai-debater-temas-ambientais,184172,0.htm.