Luiz Humberto Monteiro Pereira

    Luiz Humberto Monteiro Pereira nasceu em 24 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro (RJ), e formou-se em Jornalismo em 1985, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/Ufrj). Antes da formatura, porém, em 1983, já atuava como repórter freelancer em publicações da extinta Bloch Editores, como as revistas Fatos & Fotos (RJ) e Fatos (RJ). Em 1984, lançou, no Jornal do Brasil (RJ), a tira diária de quadrinhos Pink Frog, uma parceria com o desenhista e colega de faculdade Marcello Monteiro, publicada até o final de 1985.
    Assim que se formou, trabalhou durante um ano como redator publicitário na extinta agência Set Propaganda, no Rio. Em julho de 1986, ficou em segundo lugar no Primeiro Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos, promovido pelo jornal O Globo (RJ), com a tira Fábrica Faglianostra, em outra parceria com Marcello Monteiro. No mesmo ano, os dois criaram a empresa Editora Faglianostra, que distribuiu a tira diária para mais de cem jornais. Em 1990, atuou como roteirista freelancer na elaboração do cartum animado Urgêncio, para o programa semanal Meio Ambiente Urgente, da TV Bandeirantes, em outra parceria com Marcello Monteiro, e atuou como roteirista freelancer na eleboração da fotonovela Juliana Perini, a repórter, para a revista Sétimo Céu (RJ), da Bloch Editores.
    No mesmo ano, criou mais duas empresas: a Rede Repórter de Comunicação, que editou na cidade de Ubá o jornal quinzenal O Repórter (MG), com circulação até fevereiro de 1992, quando fechou; e a Carta Z Agência de Notícias, posteriormente denominada Carta Z Notícias, inicialmente com três sócios ? entre eles, o jornalista Eduardo Fonseca da Rocha, com quem divide até hoje a sociedade da empresa. O primeiro produto editorial da Carta Z Notícias, criado em outubro de 1990, foi o noticiário semanal sobre televisão TV Press, que tinha o objetivo de abastecer jornais de todo o País com conteúdo sobre as produções de TV.
    Em 1992, interrompeu a produção da tira diária Fábrica Faglianostra e deixou a sociedade da editora. Na Carta Z Notícias, lançou em dezembro o noticiário automotivo Auto Press (RJ), também criado para abastecer jornais de todo o país. Em 1996, a empresa lançou o conteúdo editorial cultural Cult Press (RJ), descontinuado em 1999, na mesma época em que a Carta Z Notícias passou a produzir a coluna diária de televisão Canal Zap.
    Em 2000, quando a empresa completou uma década, a percepção da demanda por conteúdo sobre televisão motivou o lançamento de um segundo noticiário televisivo, que recebeu o nome de PopTevê, criado para abastecer os jornais concorrentes do clientes de TV Press. Em 1992, foi lançada a revista comemorativa Auto Press 1992/2002 – Uma Década a Bordo. Em 2007, foi criado o noticiário semanal de casa e decoração C&D Press (RJ), suspenso em 2008 devido à baixa demanda. Em 2009, a Carta Z Notícias lançou o portal automotivo MotorDream, que em fevereiro de 2010 tornou-se site parceiro do portal UOL.
    Atualmente, os noticiários produzidos pela empresa abastecem mais de cem veículos de comunicação em todo o Brasil e algumas publicações no exterior, entre jornais, portais e revistas. A Carta Z Notícias emprega atualmente 18 pessoas e está instalada no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
    Em abril de 2011, publicou em MotorDream a reportagem Pequenos parceiros de grande valor, que foi escolhida para Destaque Internet 2011 da quinta edição do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo.
    Fontes: