Luiz Pimentel

    Luiz Cesar Pinto Ferraz Pimentel é conhecido apenas por Luiz Pimentel, nasceu em São Paulo (SP), em 1971. É bacharel em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM/SP, concluído em 1993. Em 2003 finalizou pós-graduação em Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, e em 2008, fez Master em Jornalismo Internacional pelo Poynter Institute for Media Studies, em St. Petersburg, Estados Unidos. Representou o Universo Online, UOL, no seminário internacional Leadership for Online News Managers.

    Começou a trabalhar como redator na Editora Trama em janeiro de 1992. Ficou lá por 4 anos. Acumulou atividades trabalhando como freelance na revista Carta Capital a partir de janeiro de 1995. Durante três anos foi repórter da Folha de S.Paulo, a partir de 1996.

    Migrou para Ásia e foi repórter internacional para vários veículos. Permaneceu no continente durante o ano de 1999. Como correspondente independente na Ásia escreveu para as revistas Terra, Viagem e Turismo, Caros Amigos, Veja, Superinteressante, Playboy e Elle.

    A experiência em coberturas internacionais também se deu em países como Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Rússia, Polônia, China, Vietnam, Camboja, Equador, Índia, Nepal e Bangladesh. Entre os veículos para os quais escreveu e editou neste período – 1999/2000 – estão o site Viajo.com.

    Foi gerente de conteúdo do portal StarMedia no ano de 2000.

    Luiz Pimentel também trabalhou na rede social MySpace na central de operações, em Los Angeles, Califórnia (EUA), em 2008. Foi escolhido pela conceituada revista Trip para estampar a capa de uma série de edições especiais que homenageou profissionais brasileiros relevantes na área.

    Empreendedor, Luiz criou as revistas Zero e Radar, entre 2001 e 2005, ambas de cultura pop e música. A Zero foi considerada por três anos a melhor publicação de cultura e música do país.

    É autor de obras como o livro Sem Pauta – Reportagens, Histórias e Fotos de um Jornalista pelo Mundo (Ed. Seoman, 2005), nos qual conta suas memórias e reportagens como correspondente internacional em 1999. Também escreveu o livro Você Tem que Ouvir Isso!, no qual pediu para que artistas brasileiros montassem listas com as músicas mais marcantes de suas vidas. Seu último livro foi a biografia Ronnie Von, o Príncipe que Poderia ser Rei (ed.Planeta, 2014), que ficou entre as 20 publicações mais vendidas do País no ano de lançamento, segundo a revista Veja.

    Em 2009 passou a editor e depois chefe de Redação do R7 (Rede Record) e desde 2013 é diretor de Conteúdo do portal, gestor de mais de 300 profissionais de conteúdo do portal e centraliza responsabilidade em todas as pontas de conteúdo – editorial, marketing, jurídico, comercial e redação. Entre 2012 e 2013 o portal teve crescimento de 417% de audiência, mais que a soma do crescimento de todos os quatro concorrentes diretos (fonte: Ibope/Net Ratings) e tornou-se o segundo portal mais acessado do país. O portal se tornou líder em audiência no país em 2015, na categoria multimeios (mobile e desktop).

    Além dos veículos já citados, trabalhou também para alguns dos principais da comunicação do país, como Folha de S.Paulo, Editora Abril, revista Trip, os portais Zip.net e UOL, além de escrever para Carta Capital, Billboard, Rolling Stone, Sexy e Jornal da Tarde.

    Para o &llt;em>Universo Online, UOL, coordenou as parcerias de conteúdo do portal durante três anos, período em que a área pulou de 11 para 23% da audiência no bolo do portal e cresceu de 2,1 bilhões para 5,3 bilhões de page views (fonte: Ibope/Net Ratings).

    No UOL, negociou e incorporou 251 parceiros para a área de conteúdo do portal. Foi responsável pela renegociação de acordos e manutenção de mais de 700 parceiros do portal.

    Foi diretor de conteúdo do portal Virgula, quando este passou de 15 mil visitantes diários para 150 mil em média com picos de 350 mil (fonte: Ibope).

    Foi colunista das revistas Elle e Um, sobre cultura pop e web, consultor do SEBRAE e da Toddy, em internet, palestrante sobre o tema em eventos culturais no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Recife e Belo Horizonte.

    Luiz Pimentel foi responsável pela introdução no país e pela versão brasileira do MySpace, quando este passou de 300 mil visitantes cadastrados por mês para 1.6 milhão (fonte: Ibope/Net Ratings). Durante o período de 2007/2008 foi diretor de conteúdo do portal e trabalhou na versão no escritório da Fox em Los Angeles, em 2007.

    Assina blog na página on-line da R7 focado em entretenimento.

    Traz na bagagem a experiência profissional de 24 anos, trabalhando em variadas posições: de repórter a editor, de administrador a publisher.

    Sobre a carreira, rock and roll e jornalismo e sua vida pessoal de Luiz Pimentel falou em entrevista. O bate papo está na Galeria deste perfil.

     

     

    Atualizado em junho/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela assessoria do jornalista – Fabiano de Abreu. Agenciamento, empresário artístico e assessoria de imprensa.

    BLOG – http://entretenimento.r7.com/blogs/luiz-pimentel/

    www.facebook.com.br/mfmodels

    [email protected]

    https://br.linkedin.com/in/luizcesar

    http://entretenimento.r7.com/blogs/luiz-pimentel/