Luiz Seabra

    LuizSeabra nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 21 de junhode 1958. Estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo no CentroUniversitário Newton Paiva, em Belo Horizonte.

    Iniciou sua história nojornalismo como apresentador de TV pela Radiobrás (1978/1986 e 1992/2000), ondenarrou, in loco, o lançamento do satélite brasileiro Brasil-Sat 2, em março de1986, em kouru ? Guiana Francesa.  Tambémna Radiobrás apresentou todo o desfecho de morte do ex presidente TancredoNeves para o Rede Brasil Noite, ex telejornal da Radiobrás, com transmissãosimultânea da TV Educativa do Rio de Janeiro.

    Na TV Manchete do Rio deJaneiro (1986/1991) foi titular do Repórter Manchete, Manchete Rural e Rio emManchete ? em outros períodos apresentou os telejornais Jornal da Manchete ?segunda edição e edição da tarde.

    Entre 2006 e 2010, atuou naRede Minas como titular do principal jornal da emissora, o Jornal Minas ?segunda edição. Nessa época, ancorou as posses de Aécio Neves da Cunha eAntônio Augusto Anastasia como governadores de Minas.

    No rádio se destacou comolocutor da Rádio Mundial do Rio de Janeiro o que o levou a gerenciar aprogramação da Rádio Globo de Brasília (1989/1993) e, posteriormente, foichamado a comandar a Rádio Nacional de Brasília (1992/2000), no governo dopresidente Itamar Franco. Na ocasião, com o apoio do jornalista Beto Almeidacavou espaço para que o Poder Judiciário tivesse programa próprio no ?A Voz doBrasil?. É dele também o nome do programa de rádio do presidente FernandoHenrique Cardoso ?PALAVRA DO PRESIDENTE?, e toda a coordenação para a suatransmissão pelo Brasil.

    Como entrevistador teveatuações relevantes em entrevistas que vão de Sheila Mello (É o Tchan),passando por Nana Caymmi, Luiz Melodia, Luiz Inácio LULA da Silva, FernandoHenrique Cardoso, Aécio Neves, entre outros.

    Atualmente, é responsávelpor gravações diversas em estúdio próprio para todo o Brasil; apresentação devídeos institucionais e mestre de cerimônia em eventos públicos e corporativos.Em seu site http://www.luizseabra.com.br/, posta somente artigos, inclusivepróprios, poesias, fotos, divulga oficinas realizadas no seu estúdio e outrosmateriais relevantes.

    Atualizado em Janeiro/2012 -Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informaçõesfornecidas pelo próprio jornalista.