Luli Penna

    Luciana Artacho Penna nasceu em 1965, em São Paulo (SP). Foi uspiana por 15 anos: fez Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Fflch-USP/SP), defendeu mestrado sobre o padre Vieira e a retórica do século 17 ibérico e abandonou no meio um doutorado sobre a literatura do século 19 e o nascimento do romance policial.
    Cartunista e ilustradora, até 2006 assinava apenas Luli. Assustou-se com o número de lulis que encontrou numa busca no Google ? 938 mil ? e anexou o Penna paterno. Pela mesma época, sentiu saudades de escrever e começou a fazer tiras de histórias em quadrinhos.
    Entre os seus clientes, encontram-se os jornais Folha de S.Paulo (cadernos Folhateen, Ilustrada, Imóveis, Saúde e Revista da Folha) e O Casulo, a Livraria Cultura, as revistas Claudia, Criativa, Época, Glamurama e Mininas, as editoras Cia. das Letras, Livre, Estação Liberdade, Geração Editorial, Melhoramentos, Publifolha e Record, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, a Universidade de Campinas (Unicamp) e as organizações Volta e Meia, Ação Educativa e Rebeca Guerberoff.
    Lançou o livro Totalmente Grávida (Publifolha, 2005), que aborda de forma bem-humorada os nove meses da gravidez, dos primeiros enjôos ao nascimento do bebê. Ilustrou os infanto-juvenis Barata! (Cia. das Letrinhas, 2007), de Ana Khel de Moraes e Reinaldo Moraes, A Incrível História de Naldinho ? Um bandidão ou um anjinho (Geração, 2001), de Fernando Bonassi, e A Formiga Emília (Nova Alexandria, 2011), de Mara Luquet. Participou, como redatora e entrevistadora, da elaboração do livro Arte&Manhas da Sedução, de Marion Vianna Penteado (Saraiva, 1993).
    Mantém um site na web e o blog Luli Penna, de cartuns e ilustrações, no portal Blogger, desde junho de 2007.
    Atualizado em fevereiro de 2012.
    Fonte: