Mara de Aquino

    Mara de Aquino nasceu no interior de Minas Gerais (Várzea da Palma), em 13 de novembro de 1958. Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), tornou-se com o tempo também uma compositora,cantora, produtora-gestora e pesquisadora musical. Os seus primeiros passos na carreira jornalística foram dados em emissoras de rádio, como produtora e repórter.


    Desde 1999 formata, coordena e produz projetos de Leis de Incentivo, de própria autoria como o CD Búfalos no Capim (1999) o Livro e CD Cravos na Janela ? 300 anos de canção brasileira, o atual CD Livro e Show O Diamante em Flor (em captação). E para outros artistas como Jorge Bonfá, Léo Brasil e Karina Libânio; XV Festival Internacional de Capoeira Angola ? Fica-BH 2009 do Mestre Jurandir (Fundo Muncipal de Cultura BH/2008); Música Espacial Urbana ? arquitetura musical humanizando a cidade, de Eros Fresiq (concerto e oficinas/2004), dentre outros.

    Em 2007, lançou o livro-CD  Cravosna Janela ? 300 anos de canção brasileira, um recortepanorâmico do pós-descobrimento à época de ouro (1929-50), com pesquisa emvárias fontes e algumas consultorias, dentre elas a do historiador paulistaJosé Ramos Tinhorão. Compositora desde aadolescência, produziu e lançou, no ano 2000, o seu primeiro disco de músicas próprias, Búfalos no CapimParticipou dos CDs Alma Brasileira (interpretando o Hino à Bandeira, pesquisa dojornalista e folclorista Carlos Felipe sobre os principais hinos do país), do1º CD da Banda Berimbrown e do CDA Viagem dos Ritmos, instrumentalde Cláudio Mineiro.


    Vários músicos paulistanos e mineiros acompanharam acantora em shows e gravações, dentre eles Francisco Araújo, Gisela Nogueira,Paulo Dias, Djalma Corrêa, Teco Cardoso, Alessandro Penezzi, Chico César, CaítoMarcondes, Nestor Lombida, Rogério Delayon, Caxi Rajão, Serginho Silva, AndréLimão, Milton Ramos, Alvimar Liberato e Thiago Nunnes.

    Em 1987, fez a produção, a pesquisa, o roteiro, a reportagem e a trilha sonora de 11 documentários para oSinred/Projeto Minerva ? produção pioneira de documentários regionais, veiculadosnacionalmente ?, produzidos pela Rádio Cultura, AM de São Paulo/Fundação PadreAnchieta. Um deles, São Paulo, Sampa,Sampoesia (uma viagem na história da cidade de São Paulo com textosliterários de autores paulistas e trilha original), recebeu o prêmio Melhor Programa do Ano, da Rádio MEC doRio de Janeiro. 

    Atualizado em Maio/2012 – Portal dos Jornalistas


    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista