Marcelo Lins

    Marcelo Lins é bacharel em comunicação social, jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, desde 1992.

    Por mais de dois anos trabalhou em Londres, Reino Unido, para a BBC como editor, roteirista, repórter e produtor do serviço internacional da emissora, World Service BBC. Na British Broadcasting Corporation, uma emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, ficou de julho de 1995 a agosto de 1997.

    Um mês depois do retorno de Marcelo ao Brasil, iniciou, no Rio de Janeiro, a trajetória na Rede Globo/GloboNews: setembro de 1997. Passou por várias funções na rede foi editor-chefe do Jornal das Dez por anos e considerado o grande responsável também por todo êxito do telejornal, veiculado pela Globo News, canal de notícias 24 horas por dia.

    Em abril de 2012 foi convidado pela diretora da Globo News, Eugênia Moreyra, a dar sua contribuição valiosa na área de programas, coordenada por Márcia Monteiro. No comunicado sobre a modificação nos quadros Eugênia disse “Lins é um profissional que prima pelo acabamento e pelo faro para a notícia. Tenho certeza de que será um reforço enorme à equipe de programas.”

    Passou a atuar também em algumas reportagens especiais e exclusivas do programa Milênio da Globo News. Em dezembro de 13, por exemplo, comandou a entrevista concedida pelo jornalistas norte-americano Jon Lee Anderson para o programa da Globo News. O Milênio é um programa de entrevistas, que vai ao ar pelo canal de televisão por assinatura Globo News às 23h30 de segunda-feira, com repetições às 3h30, 11h30 e 17h30.

    Marcelo participou do livro Mercados de Ferro do Brasil- Aromas e sabores que retrata a história dos grandes mercados brasileiros de Belém, Brasília, Fortaleza, Manaus, Recife e Rio de Janeiro. Os textos foram escritos por jornalistas e pesquisadores brasileiros, que além dele trouxe os capítulos assinados por Leyla Martins Leong, Ruth Levy, Jorge Derenji, Angela Barros Leal e Severino Francisco. As fotos que ilustrativas foram feitas por Graça Seligman, com a coordenação por Eduardo Cabral e a edição pelo jornalista Celso Araújo. O livro foi lançado em novembro de 2011, no Mercado Municipal de Brasília.

     

    Atualizado em dezembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.linkedin.com/pub/marcelo-lins/21/250/335

    http://dicasdacapital.com.br/veja-tambem/6049/mercados-de-ferro-do-brasil-aromas-e-sabores/