Marcelo Vitorino

    Marcelo Vitorino nasceu em São Paulo (SP) e estudou Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista (Unip/SP), formando-se em 1997.
     
    Em 1999 já era sócio da Insight Publicidade, empresa de marketing e planejamento estratégico, onde atuou até fevereiro de 2011. Entre março e setembro de 2007 foi diretor de Marketing e Novos Negócios da Editora Símbolo. Em outubro do mesmo ano criou o site Pergunte ao Urso (P.a.U.), com a ideia de levar entretenimento para os leitores através de respostas bem-humoradas e com um ponto de vista nem sempre politicamente correto.
     
    Desde janeiro de 2008, tornou-se palestrante da Presença Online. Em outubro de 2008 criou o Inblogs, um portal para hospedar blogs de conteúdo diversificado, que passou a abrigar o P.a.U., então já um sucesso. Tornou-se parceiro do M de Mulher, um portal feminino da Editora Abril. A partir de 2009, viu o P.a.U. percorrer o circuito midiático, tendo citações na novela Caminho das Índias, da TV Globo, participações em programas de televisão, entrevista nas rádios CBN e Jovem Pan, matérias em revistas e jornais, além de destaque em diversos portais.
     
    Criou também o blog Simples Assim, que editou entre 2009 e 2012. De julho de 2009 a janeiro de 2010, foi gerente de atendimento da Pólvora! Comunicação. Foi também diretor de comunicação da Facesp Jovem (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
     
    Em 2011, Vitorino introduziu mais mudanças em seu site: novo visual, categorias explícitas, textos sem quebras de páginas e nova fonte. Outro ponto importante foi a mudança de endereço, tornando-o independente de qualquer portal. Encerrou as atividades da página em outubro de 2012, depois de ter recebido cerca de dez mil perguntas, publicado por volta de 300 respostas bem-humoradas (ou nem tanto), sem bloqueios. “Um tapa na cara em forma de texto”, como pretendeu o autor.
     
    Mantém os blogs Pérolas Políticas, com opiniões pessoais sobre o universo político, e Naquela Mesa, que apresenta uma mistura de crônicas e música popular brasileira, contadas a partir de uma mesa de bar. Trabalha como estrategista de Comunicação Digital na Talk Interactive, atuando na coordenação de Projetos.
     
    Na campanha para a Prefeitura de São Paulo em 2008, trabalhou como integrante da equipe digital de Gilberto Kassab. Em 2010 coordenou a campanha digital do candidato ao Senado por São Paulo Orestes Quércia (1938-2010) e a campanha do candidato a deputado federal Rodrigo Garcia. Integrou as campanhas de Raimundo Colombo e de José Serra, sendo que deste último apenas no segundo turno da eleição.
     
    É autor dos livros Pergunte ao Urso: Tudo o que uma mulher deveria saber, mas nenhum homem teve coragem de contar (Matrix, 2009) e Pergunte ao Urso – Livro do Blog: As melhores respostas para as piores perguntas (Blogbooks, 2009). Venceu o Prêmio Blogbooks 2009, na categoria Entretenimento, o que lhe garantiu a publicação do segundo livro. Foi finalista do prêmio The BOBs 2010, na categoria Melhor Blog em Língua Portuguesa.
     
     
    Atualizado em novembro de 2012
    Fontes:
    Arquivo do Jornalistas&Cia