Marco Antônio Gomes

    Marco AntônioGomes nasceu em Taquaritinga, no interior de São Paulo, em 29 de agosto de 1941. Iniciou nojornalismo em 1957 como repórter da sucursal paulista do jornal Última Hora,aos 17 anos de idade. Em 1958 foi para a rádio Panamericana que tinha como slogan?a emissora dos esportes? transformada cerca de oito anos mais tarde na rádioJovem Pan.

    Passou pelarádio Excelsior (atual CBN) no período da direção de Henrique Lobo; epela Rádio América, com José Paulo de Andrade, na década de 60, noprograma América nos Esportes. Segundo Marco Antonio a rádio era doGrupo Bandeirantes e o jornalista Salomão Ésper, exercia o cargo deDiretor Artístico.

    Retornou em1968 para a já então Jovem Pan como repórter, tendo integrado a equipe queidealizou a programação jornalística da emissora, ao lado de Realli Júnior,Milton Parron, Antonio Del Fiol, Milton Blay, Fausto Silva, Milton Neves,Joseval Peixoto, Osmar Santos, entre outros, e sob a direção de FernandoVieira de Mello. Nesse período criou o programa São Paulo Agora, que ancorou até 1974.

    A partir de então acumulaquase quatro décadas de atividades em jornais, emissoras de rádio, televisão eeditoras da imprensa brasileira. Em 1968 foi jornalista convidado para visitaras redações das emissoras de rádio e televisão norte-americanas ABC e NBC, emNova York. Conheceu de perto os processos do trabalho jornalístico alidesenvolvidos e falou sobre os desafios do jornalismo brasileiro naquelemomento ? uma mecânica hoje conhecida como benchmarking.

    Em uma novavolta aos EUA, em 1978, repetiu a experiência nas redações do New York Times eWashington Post.

    No mesmo ano,foi enviado ao México para reportagens e como convidado do jornal deoposição Uno más Uno, ondedesenvolveu o mesmo trabalho de troca de informações e experiências com oscolegas jornalistas da capital mexicana.

    No início dadécada de 70 trabalhou inicialmente como pauteiro, depois assumiu comocoordenador de jornalismo, na TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta de SãoPaulo (FPA) durante a gestão do jornalista Vladimir Herzog.

    Ainda natelevisão, entre 1976 e 1977 participou, como repórter, do programa GloboRepórter na equipe de São Paulo integrada pelos jornalistas Fernando PachecoJordão, Georges Bourdoukan, Gregório Bacic e o cineasta e escritor JoãoBatista de Andrade. Entre as matérias produzidas para o programa lembra-seespecialmente da reportagem Os Condenados. Foi a primeira equipe aentrar na casa de detenção do Carandiru. ?Por 21 dias, acompanhamos a vida dosdetentos no presídio. Fizemos mais de seis horas de gravação. O programa foipara o ar, cortado, censurado (época dura). Mas foi?.

     

    Em 1977 foi chamado por Jair Brito e ojornalista Sérgio de Souza para efetuar mudanças no jornalismo doSistema Globo de Rádio em São Paulo, período em que a equipe implantou o novo jornalismo,com reportagens especiais e programas jornalísticos como o Pé na Estrada, apresentado por Nelson ?Tatá? Alexandre, dedicadoaos caminhoneiros. Nesse período também participou da reformulação doDepartamento de Esportes com a contratação de Osmar Santos e do repórterFausto Silva, o Faustão.