Mariana Bertolucci

    Mariana Bertolucci nasceu em 7 de julho de 1973, em Porto Alegre (RS). Aos 22 anos, graduou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/Pucrs). Tem, também, formação em balé clássico e fez a oficina de literatura do professor e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.
     
    Fez estágios na TVE – como repórter de esporte –, na rádio Gaúcha e na assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Estado.  Atendendo a um convite da jornalista Cristiane Ostermann, foi atuar na produção do programa Cultura Teen, da rádio FM Cultura, em 1996. No ano seguinte, estava no jornal Zero Hora (RS), onde foi trabalhar como repórter. Em maio de 2007, passou a titular da coluna RSVip, publicada diariamente no jornal. O sucesso da coluna gerou um blog no zerohora.com.
     
    Deixou o Zero Hora, em março de 2011, para assumir a coordenação de comunicação da RBS Eventos. A partir de maio do mesmo ano, passou a editar o blog Bricotagem, no site clickRBS, onde publica crônicas sobre o cotidiano.
     
    Em 2010, publicou o livro Bailarina sem Breu (Libretos, 2010). Promete lançar outros: ?Esse é o primeiro degrau de uma longa escada. Quero exercitar mais a crônica?, disse ela, na noite de lançamento da obra.
     
    Última atualização: 10/2011
     
    Fontes: