Mariana Congo

    Mariana Congo é jornalista. Graduou-se em 2009 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Fez especialização em Produção de Mídias Digitais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em 2010. Fez o Curso Estado de Jornalismo Econômico, parceria do O Estado de S.Paulo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2012.

    Começou a carreira em 2007 na rádio UFMG Educativa, em Belo Horizonte, onde trabalhou como produtora e repórter.

    Em 2010 trabalhou como analista de comunicação corporativa na agência BH Press Comunicação. No mesmo ano se mudou para São Paulo para participar do XXI Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do jornal O Estado de S.Paulo.

    Trabalha na cobertura de economia e negócios desde 2011. Foi repórter da revista Consumidor Moderno e em fevereiro de 2015 segue atuando no jornal O Estado de S.Paulo, assina matérias sobre economia e finanças pessoais.

    Durante a trajetória Mariana Congo recebeu vários prêmios. Em 2008 foram duas conquistas: o XXV Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, em 2º lugar na categoria rádio, com a série de reportagens Constituição 20 anos: um marco da cidadania e o Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, também em 2º lugar na categoria Reportagem de Rádio com a série de reportagens Esporte Cidadão, Sonho e Superação na Periferia.

    Em 2013 foram três: o Prêmio Estadão de Jornalismo, 2013, no qual conquistou o 1º lugar na categoria serviços com a cobertura especial sobre a Black Friday no Brasil. No mesmo ano foi finalista na categoria blog no 21º Prêmio CNH de Jornalismo Econômico com o conjunto da produção para o blog Radar Tecnológico (Estadão). Ainda em 2013 foi o 2º lugar na categoria web com a reportagem e infográfico interativo Impostos invisíveis respondem por até 93% do preço dos produtos e serviços no Brasil (Estadão), no 2º Prêmio CBIC de Jornalismo. 

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista

    http://marianacongo.tumblr.com/