Marta Sfredo

    Marta Sfredo nasceu em Sananduva (RS). Formou-se em jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de Porto Alegre (RS), em 1984.
     
    Conseguiu um estágio na assessoria de comunicação da Rede Ferroviária Federal (Rffsa), onde iniciou a carreira. Também passou pela produtora de filmes Z Propaganda, pelo jornal A Semana (RS), da região carbonífera gaúcha – Butiá, São Jerônimo e Arroio dos Ratos – e pela rádio Guaíba (RS). Na emissora de rádio, trabalhou como produtora do programa Guaíba Revista, apresentado por Lasier Martins, por volta de 1986. Não demorou para acumular atividades na Companhia Jornalística Caldas Júnior: também foi repórter do jornal Correio do Povo (RS), onde escreveu sobre esporte amador.
     
    Está desde 1992 no jornal Zero Hora, inicialmente na editoria de Política e só anos depois migrando para Economia, sua especialidade, onde chegou a editora. Na televisão, faz um comentário semanal sobre economia no programa TVCOM Tudo+, da TVCOM (RS). Escreveu na ZH, com Mauro Maciel, a matéria Argentina suspende restrição ao tráfego de caminhões brasileiros, em julho de 2004, que deu um furo na concorrência, que no mesmo dia ainda falava da possibilidade da reversão de condições para o problema no mesmo dia.
     
    Venceu o 7º Prêmio da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), com a matéria Barris em alta, além de cinco Prêmios ARI de Jornalismo, na categoria Reportagem Econômica – em 2000, 2001, 2003, 2009 e 2011 – e o Prêmio Banrisul de 2011, com a reportagem Paraguai que reluz.
     
    Após mais de oito meses escrevendo interinamente a coluna +Economia, foi oficializada em junho de 2015 como titular do espaço de Economia de Zero Hora. Iniciou, em novembro do mesmo ano, as entrevistas bimestrais do Fórum Respostas Capitais, com empresários que pensam e fazem a Economia, e sua participação nos programas Chamada Geral 2ª Edição, Estúdio Gaúcha e Destaque Econômico da rádio Gaúcha (RS).
     
    Está entre os Os +Admirados Jornalistas Brasileiros/Regi&aamp;atilde;o Sul 2015 e no Top 50 do ranking Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo levantamento do J&Cia em parceria com a MaxPress.
     
    É casada com o editor-executivo de Arte de Zero Hora Luiz Adolfo Lino de Souza.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: