Melchiades Filho

    Melchiades Filho é consultor de estratégias de comunicação e advocacy para grandes empresas privadas e para o Terceiro Setor, depois de 26 anos em cargos de comando na grande imprensa e de 7 anos como executivo de comunicação corporativa.

    Desde 2019 à frente da DM Advocacy PR, ele atua em quatro frentes: 1) planejamento de campanhas focadas na sensibilização e engajamento de público(s) de interesse; 2) mapeamento e diagnóstico analítico de riscos e oportunidades; 3) aconselhamento para lideranças (CEOs, conselhos e boards); 4) gerenciamento de crises agudas e contenciosos. Já implantou projetos para várias multinacionais e para 10 das 20 maiores empresas do Brasil.

    De 2013 a 2019, Melchiades foi sócio-diretor da FSB Comunicação, maior agência de relações públicas da América Latina. Foi o responsável pela operação da empresa em São Paulo de 2013 a 2017 e o líder de toda a carteira nacional de clientes privados entre 2018 e 2019. Sob seu comando, a agência aperfeiçoou processos de venda e pós-venda, modernizou o portfólio e ampliou suas marcas, com a compra da Loures.

    Antes, de 1987 a 2013, Melchiades trabalhou na Folha de S.Paulo. Foi diretor do jornal em Brasília, correspondente em Washington e editor de Esporte, entre outros cargos. De janeiro de 2007 a março de 2013, participou do elenco de colunistas da pág. 2 do jornal, espaço de análise política que, segundo ele relatou em seu texto de despedida, foi a razão para ter decidido abraçar a profissão de jornalista nos anos 80.

    Melchiades comandou equipes que venceram quatro prêmios Esso de reportagem e, em 2013, pessoalmente levou um Prêmio Esso, de Contribuição à Imprensa, pela divulgação em série de documentos públicos até então inacessíveis (o projeto Folha Transparência).

    Nos 26 anos de Folha, ele teve uma trajetória de gestor associada a inovações. Participou da criação de edições regionais (1991), implantou a paginação eletrônica (1992), produziu os primeiros fascículos da grande imprensa com conteúdo próprio (1994), introduziu a internet na rotina de editorias diárias (1995), adotou a diagramação digital (1998), coordenou uma reforma gráfica-editorial (2005), criou o primeiro estúdio de TV da Folha (2008) e organizou a fusão total das redações impressa e online do jornal (2010).

    No período como editor de Esporte (1993-2005), introduziu as coberturas de política esportiva, economia, marketing e ciências do esporte, além de implantar o uso intensivo de estatísticas na análise de competições. O investimento no jornalismo investigativo causou muita repercussão: resultou na convocação de duas CPIs sobre futebol e lançou as bases do Estatuto do Torcedor.

    Em 1998, Melchiades ganhou o Grande Prêmio Folha (anual) pela série de cadernos especiais da Copa do Mundo da França, até hoje o único Grande Prêmio Folha concedido a um trabalho de edição. De 1996 a 2005, ele também assinou uma coluna semanal sobre basquete, uma de suas paixões.

    Melchiades nasceu em 18 de novembro de 1967, em São Paulo (SP). Formou-se em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, onde também cursou História e fez pós-graduação em Publicidade (Pesquisa de Mercado). Em 2012, Melchiades voltou à USP como professor convidado do departamento de jornalismo.

    Atualizado em dezembro/2021 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalista&Cia- Edições 901 e 902

    Informações conferidas pelo jornalista.