Milton Leite

    Milton Rodrigues Leite nasceu em São Paulo (SP), no dia 5 de março de 1959. Entrou para o curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP) em 1978 e, poucas semanas depois, já começou a trabalhar no Jornal de Jundiaí (SP), onde permaneceu por quatro anos. Passou por todas as funções, desde redator até diagramador.
    Um ano depois de entrar no Jornalismo Impresso, teve também a oportunidade de ingressar na rádio Difusora Jundiaiense (SP). Foi ali que começou a trabalhar com Esporte, acompanhando o Paulista Futebol Clube, como repórter de campo.
    Em 1981, passou a trabalhar no Jornal da Cidade (SP), também em Jundiaí, dessa vez acumulando as funções de editor de Esportes e de chefe de Reportagem.Em 1987, entrou para o time do jornal O Estado de S.Paulo. No ano seguinte, passou a fazer parte da rádio Cidade, também de Jundiaí, apresentando um programa matinal e também narrando eventos esportivos.
    Apresentou o programa de variedades Show da Manhã na rádio Jovem Pan (SP), na capital paulista, durante oito anos.Estreou como narrador esportivo em 1990, na TV Jovem Pan, ao mesmo tempo em que trabalhava na editoria de Economia do Estadão. Destacou-se pelo uso do bordão A emoção acontece na Pan, em vez de dizer gol.
    Foi para a Espn Brasil em 1995, atuando como narrador e também apresentador do programa Linha de Passe. Participou da cobertura da Copa do Mundo de Futebol da França 1998, das Olimpíadas de Sidney 2000 e das Olimpíadas de Atenas 2004.
    Em abril de 2005, foi contratado pela SporTV e cobriu todas as Copas e Olimpíadas desde então. Foi quem narrou a final da Copa do Mundo da África do Sul entre Espanha e Holanda.
    Na TV aberta, estreou nas transmissões para a TV Globo em setembro de 2010, com a partida Internacional x Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro. Também publicou o livro As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos (Contexto, 2010). Escreveu para a coleção Os 11 Maiores, da Editora Contexto, a publicação Os 11 Maiores Centroavantes do Futebol Brasileiro (2010).
    Venceu dois Prêmios Comunique-se na categoria Melhor Locutor Esportivo. Pelo Prêmio Ford-Aceesp, ganhou nas categorias Narrador de TV, em 1998, 2000, 2001 e 2010, e Narrador de TV por Assinatura, em 2008, 2009, 2010 e 2011.
    Paralelamente à televisão, trabalhou como dublador, narrando as edições em português do jogo de videogame FIFA, da EA Sports, entre 1999 e 2006.
    Atualizado em setembro/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fonte: