Nivaldo Prieto

    Nascido em São Paulo (SP), em 31 de julho de 1965, Nivaldo Giacopini Prieto é um dos locutores mais respeitados do País. Trabalhou nas rádios Antena 1, Metropolitana, Transamérica, Musical e Multishow, e nos canais de televisão SBT, Cultura, Globo, TVA Esportes e Bandeirantes.
    No começo da carreira, foi repórter e apresentador de programas de notícias gerais, chegando, inclusive, a apresentar o programa Fantástico, da Rede Globo, em 1985. Foi o mais jovem locutor de chamadas da história da Rede Globo, permanecendo na emissora até 1991. Porém, logo após o massacre dos presos no Carandiru, percebeu que deveria se dedicar a algum assunto mais leve e pediu transferência para o Jornalismo Esportivo.
    Em 1994, foi para a TVA Esportes (atual Espn Brasil), onde permaneceu até 1996,ano em que se transferiu para a equipe esportiva do SBT. Em 1999 fez a sua primeira passagem pela TV Bandeirantes, como o principal locutor, lá permanecendo até 2002, mesmo ano em que começou a narrar para a TV Record. Em 2005, de volta à TV Cultura, reforçou a equipe do canal tanto como locutor quanto como comentarista em programas esportivos.
    No final daquele ano, retornou à TV Bandeirantes comolocutor. Também faz comentários nos programas da casa, como o Terceiro Tempo, o São Paulo Acontece e o Jogo Aberto, o qual apresenta eventualmente.
    Além do massacre no Carandiru, suasprincipais coberturas foram as Copas do Mundo de Futebol de 1998 e 2010 e asOlimpíadas de 1996, 2000 e 2008. Também desenvolveu a carreira de dublador e de locutor publicitário, associando sua voz a campanhas do Ponto Frio, Banco Safra e outros anunciantes.
    Atualizado em janeiro de 2012
    Fontes: