Palmério Dória

    Palmério Dória nasceu em Santarém, em 1948, mas foi criadoem Belém, capital do estado do Pará. Mudou-se para o sul do país e iniciou acarreira jornalística, trabalhando em diversos órgãos de imprensa, como a Folhade S.Paulo, O Estado de São Paulo e a revista Caros Amigos. Foi chefe dereportagem da Rede Globo até que em 1992 passou a dirigir a revista Sexy.

    Em quarenta anos de profissão, passou ainda por Interview ePlacar. Fez parte da TV Cultura, além de ter trabalhado nos jornais alternativosO Nacional e o Ex-.

    Palmério é autor de vários livros, dos quais o maisconhecido trata da ascensão e poder político da família do ex-presidente JoséSarney, no Maranhão. Com o título Honorável Bandido – Um Retrato do Brasil naEra Sarney lançado em 2009, o livro-reportagem conta a saga fora-da-lei dafamília. O relato cobre desde o nascimento até ascensão do clã que, de acordocom a abordagem do livro, transformou o Maranhão em capitania hereditária. Aedição ficou 35 semanas na lista dos mais vendidos da Veja livros. Por ocasiãodo lançamento, além de processos judiciais, Doria enfrentou ameaças desimpatizantes do político.

    O primeiro livro surgiu em 1976: Mataram o Presidente ?Memórias do Pistoleiro que Mudou a História do Brasil, que trata do momentohistórico desencadeado com o suicídio de Getúlio Vargas.

    Na sequência vieram A Guerrilha do Araguaia, em 1978, querelata o levante comunista debelado pela ditadura militar; Evasão dePrivacidade lançado em 2001, que reúne uma série de entrevistas dadas pormulheres famosas à Sexy, durante os sete anos em que Palmério esteve na direçãoda revista.

    Um ano depois lançou A candidata que virou picolé (2002),que relata a breve candidatura de Roseana Sarney à presidência da república.

    Em 2012 segue como crítico literário e mantém o blog GeraçãoEditorial e o site Arte Ref. De acordo com o post no site o nome ?vem simplesmentedas palavras Arte e Referência?. Traz na área de notícias informações captadasdas galerias e museus cadastrados e, no caso da Arte de Rua, através dos canaisdiretos com os artistas e organizadores. Disponibiliza para usuários um espaçolivre para artistas ou não, que desejem abordar qualquer tipo de discussãodentro do tema.


     

    Atualizado em dezembro/2012 ? Portal dos Jornalistas

     

      

    Fontes:

    http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2009/10/14/sarney-ganha-biografia-de-criminoso/

    http://livraria.folha.com.br/pessoa/17359/palmerio-doria

    http://www.semanadojornalismo.ufsc.br 

    http://bloggeracaoeditorial.com/tag/palmerio-doria

    http://arteref.com