Paulo Jorge Dumaresq

    Ojornalista e dramaturgo Paulo Jorge Dumaresq nasceu na cidade do Rio de Janeiroa 31 de maio de 1964. Com apenas três meses de vida foi morar em Natal. No ano de 1983ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde cursouComunicação Social – Habilitação em Jornalismo. Inicioua carreira como estagiário na redação da TV Ponta Negra. Em seguida, foitrabalhar na rádio 96 FM.

    Tambémcolaborou no Suplemento Cultural “Nós, do RN…”, publicação doDepartamento de Estadual de Imprensa do RN, durante seis anos. Depois deexperiências no jornalismo, Dumaresq descobriu literatura passando a produziras primeiras peças e poemas. Em 1991, publicou o livro Parnamodernia (edição doautor). Em 1995, publicou Faltam Sinais em Versos Cálidos& Outras Abstrações (edição do autor).

    Desenvolveuainda importante trabalho no Núcleo de Instrumentistas da Zona Norte, no bairroIgapó, ministrando cursos teatrais para a população daquela área, pelo ProjetoNação Potiguar. O trabalho final da turma de 1999 resultou no clássicoshakespeariano Sonho de uma noite de verão, adaptado por Paulo Jorge Dumaresq eencenado por Márcio Rodrigues.

    Noano de 2001, os alunos do Núcleo apresentaram a comédia Com um rei na barriga,escrita e dirigida por Dumaresq. Em 2005 foi convidado pela Fundação CulturalCapitania das Artes para dirigir o Auto do Natal, intitulado Jesus de Natal, megaespetáculoa céu aberto, envolvendo mais de 80 artistas em duas apresentações históricasno anfiteatro da Praça Cívica do Campus da UFRN, nos dias 22 e 23 de dezembro.

    Emoutubro de 2011 lançou livro de dramaturgia com as peças “Repouso doAdônis – Bocas Que Murmuram”. Esta ambientada na redação de um jornalimpresso.

    AtualmentePaulo é repórter na produtora de vídeo X-Press TV Comunicação, trabalha naSecretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Natal (Secom) e escreve sobrecultura no blog Nariz de Defunto.

     

     

     

    Atualizado em fevereiro de 2012 ?Portal dos Jornalistas

    Informações cedidas pelo própriojornalista.