Pedro Estevam da Rocha Pomar

    Pedro Estevam da Rocha Pomar nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1957, e formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará. Fez mestrado em história na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em São Paulo/SP, e douturado em ciências da comunicação na Universidade de São Paulo (USP).

    Antes da faculdade, aos 18 anos, estreou como jornalista no jornal O Liberal, em Belém/PA, e colaborou nos  alternativos Nanico e Resistência. Passou também pela Folha de S.Paulo e Jornal de Pinheiros, na capital paulista. Em todas essas publicações, assinava como Marcos Soares, nome que precisou adotar aos 7 anos, quando sua família era perseguida pela didatura militar. Ele só reconquistou o direito de usar o verdadeiro nome, por autorização judicial, em 1993.

    Assim, começou oficialmente como jornalista no Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos/SP, onde editou O Jornal do Metalúrgico. Foi também assessor de imprensa no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Jacareí/SP.

    Na MIC-Editorial, em Ribeirão Preto, editou a revista Revide. Foi chefe de comunicação social na Prefeitura de Franca e lecionou na Universidade de Franca (UNIFRAN). Atualmente, edita a Revista ADUSP, dirigida aos professores da Universidade de São Paulo (USP).

    É escritor e autor dos livros A Democracia intolerante e Massacre na Lapa.

     

     

    Atualizado em Maio/2012 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/editora/livros/massacre-na-lapa-como-o-exercito-liquidou-o-comite-central-do-pcdob-%E2%80%93-s

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4739009Y6