Pedro Trucão

    Pedro da Silva Lopes, conhecido comoPedro Trucão, nasceu em Osasco (SP) e é publicitário e jornalistaespecializado em transporte rodoviário de cargas. São mais de 20 anos dedicadosao jornalismo e ao segmento de transporte.

    QuandoPedro era criança, sua família morava perto de uma rodovia. A diversão dogaroto era assistir ao vai e vem dos caminhões pela estrada. Até que um dia umcaminhão quebrou e ele, com apenas seis ou sete anos, teve a oportunidade desubir na cabine e conhecer o interior desse pesado veículo. Foi quando ocaminhoneiro explicou que o rádio era seu grande companheiro pelas estradas e omenino na hora se apaixonou tanto pelo caminhão, quanto pelo rádio.

    Jáadulto, saiu para pesquisar o mundo dos caminhoneiros e foi até Rondonópolis(MT), onde ouviu os profissionais em um posto falarem em truque (do inglês truck, que significa caminhão) outrucão, que é como os frotistas chamam o terceiro eixo dos caminhões. Foi aíque o jornalista passou a assinar como Pedro Trucão.

    Seuprimeiro trabalho como jornalista foi na Editora Abril, em São Paulo. Trucãoainda passou por outros empregos, dentro e fora das profissões em que se formou,até ter seu próprio programa na Rádio Difusora do Oeste, em Osasco. Na rádioele ganhou o horário que antes pertencia aos irmãos Joaquim e Manoel. Foi a oportunidadepara estrear o programa Trucão e osCaminhoneiros do Brasil, que depois mudou o nome para Pé na Estrada. Além disso, comandou por muitos anos o programa Siga Bem Caminhoneiro, no SBT.

    Desde2003 ele apresenta o programa GloboEstrada, na Rádio Globo de São Paulo, que é veiculado pelas 32 afiliadas darádio no país. Também tem o programa Péna Estrada, exibido nas rádios Aparecida AM, Aparecida FM e Terra FM em SãoPaulo, e as edições para TV exibidas pela Rede TV e TV Aparecida.

     

    Atualizado em 09/2011.

    Fontes: Perfil de Pedro Trucão no Twitter. http://twitter.com/#!/trucaomobil.Acessado em 13/09/2011.

    Biografia de Pedro Trucão no site da Rádio Globo. http://radioglobo.globoradio.globo.com/pedro-trucao/PEDRO-TRUCAO.htm.Acessado em 13/09/2011.