Peter Moon

    Pedro Ernesto de Luna Filho, o Peter Moon, é historiador formado pela Universidade de São Paulo (USP/SP), em 1995. Fez curso de Formação Prática para Editor de Livros patrocinado pela Fundação Bertelsmannowohlt, de Hamburgo (Alemanha), em 1989, e de Jornalismo de Tecnologia da Informação, em 2000, na Florida International University (EUA). É máster em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 2002, e PhD em História da Ciência pela Universidade de São Paulo, em 2007.
     
    Depois de atuar como editor de livros na Editora Brasiliense, entre 1986 e início de 1989, iniciou a carreira jornalística na Folha de S.Paulo, como repórter da editoria Internacional, função que exerceu por três anos. Em setembro de 1993, transferiu-se para a revista IstoÉ, onde atuou como editor de Ciência e Tecnologia. Em janeiro de 2000, assumiu o cargo de diretor de Conteúdo da IstoÉ Online.
     
    Deixaria o posto em fevereiro de 2007 para migrar para a redação da IDG Brasil, como editor especial das publicações CIO e Computerworld, inclusive do setor de tecnologia de informação para mídia impressa e digital, onde ficaria quase um ano. Depois de breve passagem pela revista mensal Brasileiros, como editor, tornou-se repórter especial da revista Época, focado em Aventura, Cultura, Ciência e Tecnologia, desde abril de 2008. Assinava a coluna Nossa Vida, e em 2010, virou responsável pela coluna No Mundo da Lua.

    Em abril de 2013, deixou o cargo na revista para desfrutar de um período sabático.

     
    Sua tese de doutorado, na USP, foi sobre outro Peter, o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), que, na década de 1830, descobriu em Minas Gerais ossadas humanas do que seria conhecido como o Homem de Lagoa Santa. Para decifrar as cartas do naturalista, depositadas na Biblioteca Real de Copenhagen, o historiador e jornalista teve que aprender dinamarquês manuscrito em gótico. A tese recebeu nota 10, com louvor.
     
    Desde 2003, é colaborador do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP. É coautor do livro USP 70 Anos: Imagens de uma História Vivida (Edusp, 2006), organizado por Shozo Motoyama.
     
     
    Atualizado em abril de 2013.
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – ed. 891
    Arquivo da Jornalistas & Cia.