Pola Galé

    Filho de pais espanhóis, José Vidal Pola Galé é mais conhecido como Pola Galé, nasceu em Marília, no interior de São Paulo, no dia 6 de dezembro de 1952. Formado em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP de São Paulo desde 1977, acumula mais de 30 anos de profissão e se tornou um dos nomes mais respeitados no telejornalismo brasileiro.

    Trabalhou tanto na mídia impressa como na televisiva com passagens pelos veículos sediados na capital paulista: jornais Folha de São Paulo e A Gazeta Esportiva, a Revista Placar, a TV Bandeirantes, TV Record, TV Globo, TV Gazeta e a TV Cultura, emissora da Fundação Padre Anchieta (FPA); nesse último atuou entre 2002 e 2010 por onde passou pelas funções de secretário de redação até abril de 2006; em seguida, durante a gestão de Paulo Markun, acumulou a função com o cargo de diretor de jornalismo da TV Cultura.

    Em 2007, passou a ser coordenador de núcleos da FPA- Fundação Padre Anchieta, que englobava os núcleos de educação, música, cidadania e serviços, jornalismo, infanto-juvenil, rádio, teledramaturgia, eventos e publicações da emissora, cargo que permaneceu até 2010. Desde então passou a atuar como produtor e colunistas por meio da Argumento Produtores Associados e Editores/SP.

    Pola Galé desde 2012 é coordenador de programas na EBC-TV Brasil de São Paulo em programas como o ‘Brasilianas’ que tem a apresentação de Luís Nassif e a sua direção.

     

     

    Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas.

    Fontes:

    http://www.facebook.com/#!/josevidal.polagale, acessado em julho/2012,

    http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2005/08/16/imprensa6223.shtml, acessado em julho/2012,

    http://www.museudapessoa.net/herzog/gale.htm, acessado em julho/2012,

    http://www.museudatv.com.br/biografias/Pola%20Gale.htm, acessado em julho/2012,

    http://politicamidiatica.blogspot.com.br/2010/03/entrevista-com-pola-gale-por-gabriel.html, acessado em julho/2012.

     

    Trabalhou tanto na mídia impressa como na televisiva com passagens pelos veículos sediados na capital paulista: jornais Folha de São Paulo e A Gazeta Esportiva, a Revista Placar, a TV Bandeirantes, TV Record, TV Globo, TV Gazeta e a TV Cultura, emissora da Fundação Padre Anchieta (FPA); nesse último atuou entre 2002 e 2010 por onde passou pelas funções de secretário de redação até abril de 2006; em seguida acumulou a função com o cargo de diretor de jornalismo da TV Cultura. Desde 2012 é coordenador de programas na EBC-TV Brasil de São Paulo em programas como o ?Brasilianas’.