Rafael Henzel

    Rafael Henzel Valmorbida nasceu em São Leopoldo (RS), no dia 25 de agosto de 1973.
     
    Começou a carreira aos 17 anos na rádio Oeste Capital (SC), de Chapecó. Passou 20 anos trabalhando na televisão, começando pela RBS TV Chapecó. Trabalhou em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ) e teve duas passagens, como repórter e apresentador, na TV Rio Sul de Volta Redonda (RJ), de fevereiro a junho de 1999 e de abril de 2006 a setembro de 2008.
     
    Voltou para Santa Catarina em 2010, como gerente de Jornalismo da sucursal e repórter esportivo da TVBV, afiliada catarinense da Rede Bandeirantes. Passou depois pela RICTV Chapecó, afiliada da Rede Record. Manteve uma coluna no portal Tudo Sobre Chapecó, de maio a dezembro de 2014.
     
    É coordenador de Jornalismo e Esporte na rádio Oeste Capital, onde participa do programa Som e Café News – de segunda a sexta-feira, das 7 às 10 horas – e ancora o Golaço – de segunda a sexta-feira, das 17h50 às 19 horas. Faz parte da Equipe Clássico, que acompanha todos os esportes, com destaque para as partidas da Associação Chapecoense de Futebol. 
     
    Estava no voo que levava os jogadores da Chapecoense a Medellín (Colômbia) – onde a equipe catarinense disputaria o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Club Atlético Nacional –, que caiu na madrugada de 29 de novembro de 2016 próximo ao aeroporto internacional da cidade, matando 71 pessoas. Foi resgatado com vida, sobreviveu e se recupera das sequelas do acidente: uma perna e sete vértebras quebradas, e uma pneumonia.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: