Renato Maurício Prado

    Renato Maurício Prado Silva nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É especializado em Esportes, principalmente em futebol.

    Iniciou a carreira em 1976, como repórter no Jornal do Brasil (RJ), onde atuou nas editorias de Política e de Esportes. Transferiu-se para O Globo (RJ) em 1979. Fez uma longa carreira nas organizações Globo atuando primeiro como repórter e, posteriormente, como colunista, subeditor e editor de Esportes. Foi correspondente em Roma e editor do caderno de esportes do Globo.

    Mudou-se para a Espanha em 1987, passando a trabalhar como correspondente internacional de O Globo. Voltou ao Brasil no ano seguinte, passando pela Rede Globo de Televisão (RJ) e, depois, como chefe da sucursal carioca da revista Placar (SP).

    Acabaria, ainda em 1988, voltando para a redação de O Globo, desta vez para exercer, seguidamente, as funções de editor de Esportes, editor da Grande Rio e editor de Política.

    Foi o criador e fundador do jornal Extra em abril de 1998 pela Infoglobo, das Organizações Globo. O Jornal tornou-se rapidamente uns dos mais vendidos. Foi dirigido por Renato nos primeiros cinco anos de vida, de 1998 a 2003.

    Na televisão, atuou nos programas Bem, Amigos, Redação SporTv, Troca de Passes e Conexão SporTV, no canal de esportes SporTv, emissora onde trabalhou por dez anos. No rádio, fez comentários diários no programa CBN Esporte Clube, de Juca Kfouri e participou do quadro Debate Bola, dentro do Globo Esportivo Rio, apresentado por José Carlos Araújo, o Garotinho.

    A partir de agosto de 2012, voltou a reforçar a equipe da rádio Globo, apresentando o quadro Detona Renatão! no Globo Esportivo, com dois boletins gravados para o programa carioca e uma entrada ao vivo no programa paulista. Participa, também, ao vivo, do Enquanto a Bola Não Rola, da rádio Globo Rio, aos domingos, das 12 às 14 horas.

    Em 1º de novembro de 2012, Renato foi contratado para compor a equipe de profissionais do canal esportivo Fox Sports. Participa diariamente do programa Central Fox, ao lado de José Ilan, e, aos domingos, do Fox Sports Show, com Edu Elias, Mário Sérgio, Paulo Julio Clement e Carlos Simon. Comanda o programa dominical A última palavra, e diariamente o programa Central Fox.

    Renato Maurício Prado também é escritor, autor de três livros de crônicas esportivas: Deixa Que Eu Chuto (Extra, 1998), Saibro, Suor e Glória (Extra, 1998) e Deixa Que Eu Chuto 2, A Missão (Relume-Dumará/Ediouro Editora 2006). Neste segundo volume das crônicas esportivas de Renato Prado, o jornalista selecionou cerca de 200 histórias publicadas na sua coluna em 'O Globo'. Muitas delas contadas pelos próprios leitores.

    Jornalista de longa carreira nas organizações Globo escreveu por mais de 20 anos uma coluna de Esportes, três vezes por semana, em O Globo (RJ), além de manter o Blog do Renato Maurício Prado.

    Na política de cortes de custos adotada pelo jornal O Globo em dezembro de 2015, Renato Maurício Prado deixou de ser colunista. Há mais de 20 anos mantinha coluna nas páginas da versão impressa, e posteriormente também no site. Ele não escreve mais para a publicação desde a virada do ano. Permanece em fevereiro de 2016 como comentarista do canal Fox Sports.

    Incisivo em suas análises, uma das principais referências da crônica esportiva. Dizem as “más ou boas línguas”, que ele tem uma leve “quedinha” pelo Flamengo… Na telinha, ele continua em alta.

    Sobre a trajetória de Renato no jornalismo carioca a jornalista Cristina Vaz de Carvalho, correspondente do Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro resgatou a importância dele para o jornalismo esportivo. As observações da Cristina (em fevereiro de 2016) estão na Galeria deste perfil.

     

     

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2016/02/03/renato-mauricio-prado-deixa-de-ser-colunista-do-jornal-o-globo/

    http://oglobo.globo.com/esportes/rmp/?a=903

    http://botequimcultural.com.br/a-demissao-de-renato-mauricio-prado-da-sportv/

    http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/renato-m-prado-5316

    http://www.foxsports.com.br/noticias/70755-renato-mauricio-prado-assina-com-o-fox-sports