Ricardo Freire

    Ricardo Freire nasceu em Porto Alegre/RS, faz aniversário em 29 de outubro, é um ex-publicitário e escritor brasileiro. Desde 2005 dedica-se apenas a matérias sobre turismo e hoje é considerado uma referência no assunto.
     
    Trabalhou na W/Brasil e na Talent, entre outras agências de publicidade. São dele os bordões “Não é assim uma Brastemp” e “Folha: não dá para não ler”. É autor de livros sobre turismo, e escreve semanalmente sobre o assunto na coluna “Turista Profissional” no caderno Viagem & Aventura do jornal O Estado de S. Paulo.
     
    Ricardo já escrevia uma crônica semanal para o caderno Guia do Estadão desde 2004. Anteriormente publicou a coluna Xongas para o Jornal da Tarde, entre 2000 e 2003, e para a revista Época, entre 2003 e 2004. Na mesma revista, assinou uma coluna quinzenal com dicas de turismo até 2009.
     
    Freire foi editor da Vip e colaborador de Viagem&Turismo.
     
    Fundou e é editor-chefe do Viaje na Viagem, site de conteúdo sobre viagens onde recomenda roteiros, pousadas, restaurantes e passeios. No blog ele ainda interage e responde perguntas de internautas com dicas de viagem, documentação necessária, cuidados e lugares mais belos para se visitar no Brasil e no mundo.
     
    Autor de sete livros, entre eles Viaje na viagem (1998) – Ed. Arx), Postais por escrito (1999) – Ed. Mandarim. Em 2001 lançou dois títulos em inglês, pela Ed. Mandarim, o Freire's Brasil Praias e The Best of Xongas. Em O Efeito Sanfona: Confissões de um dependente Químico de Comida lançado em 2003 – Ed. Objetiva, apresenta um divertido tratado sobre a dor e a delícia de lutar contra a balança. Pela Editora Globo assinou mais dois títulos em 2008: 100 dicas para viajar melhor e 100 praias que valem a viagem.
     
    Ainda em 2008 relembra o campeonato Brasileiro de 1975 no livro O Dia em que Me Tornei… Colorado pela Panda Books. Além da história ilustrada do torcedor do time gaúcho, o livro traz um almanaque completo, com todas as informações que o leitor precisa para conhecer a história de seu clube do coração, como as conquistas, o hino, as maiores goleadas e os grandes craques.
     
    Como colaborador da revista Viagem e Turismo, Ricardo Freire relatou para os internautas sua viagem no trem mais famoso do planeta: o Orient-Express. As informações sobre a elegante aventura também estão no livro 100 dicas… que conta um pouco da história do trem de luxo mais antigo do mundo, o qual ele embarcou em Veneza e foi até Praga, em 2008.
     
    A partir do dia 26 de dezembro, o turista profissional Ricardo Freire voltou à BandNews FM com o quadro Sua Viagem, que traz dicas de passeios no Brasil e no mundo e também tira dúvidas dos ouvintes sobre o assunto. O trabalho do publicitário e escritor é o sonho da vida de muita gente: viajar o mundo.
     
    No Sua Viagem Freire traz sugestões para aproveitar as suas férias ao máximo e também conselhos para você evitar erros comuns na hora de planejar o que fazer. Além disso, durante o programa ele abre para a participação do ouvinte e responde perguntas (que os ouvintes podem enviar para o e-mail [email protected]). 
     

    Em janeiro de 2016 voltou à Argentina e refez o caminho dos Hermanos com novidades. Antes, em novembro de 2015, lançou um detalhado roteiro de como aproveitar Bariloche. O guia recebeu o título: A neve é nossaTambém em 2015 no Viagem ao centro da Terra mostrou e avisou “Nova York  não está nos cartões-postais: está na rua”.

     

     

     
     
    Atualizado em junho/2016 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
    Jornalista&Cia – Edição 874 – de 28 de novembro a 4 de dezembro /2012.