Ricardo Osman

    Ricardo Osman Gomes Aguiar, que assina Ricardo Osman, é carioca nascido em 26 de outubro de 1960. É formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital carioca, desde 1984. É estudante de Medicina Veterinária no campus Morumbi das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo (SP).

    Em quase 30 anos de carreira, o jornalista trabalhou nos principais jornais e revistas do País onde ocupou as funções de repórter, entrevistador e editor. São eles: O Globo, O Estado de São Paulo, IstoÉ, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e IstoÉ Dinheiro, além de ter colaborado com publicações da Editora Globo. Nessa trajetória passou por várias editorias e se especializou em Economia, Negócios e Política.  

    Em 1987, Ricardo Osman ganhou o Prêmio Esso Regional Sudeste com a reportagem O Escândalo da Cehab, publicada em O Globo. Quatro anos depois publicou pela Editora Record o livro Leonel Brizola – Uma Trajetória Política.

    Durante o ano de 2007 escreveu reportagens como freelance para o Diário do Comércio de S.Paulo, veículo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano seguinte ingressou na redação do jornal como repórter de Cidades onde trabalhou por dois anos; em seguida integrou o time de repórteres do caderno Economia do Diário onde permanece como repórter das áreas de Varejo, Finanças, Negócios, além de cobrir eventos da ACSP.

    Nesse período começou a estudar Medicina Veterinária na FMU de São Paulo (SP) e lançou o Blog AnimaisOk, onde publica textos, reportagens, informações e fotos sobre temas do mundo animal, medicina veterinária, ecologia e sobre movimentos a favor dos bichos dos, quais participa ativamente desde a década de 1990, quando assumiu a missão de ‘salvar os cachorrinhos das ruas’.

    Em 2008, lançou o livro Estrela e o Quarteto Mágico – a vira-lata abandonada, seus filhotes e outras estórias, sobre cães, editada pela Casa do Novo Autor. Na obra Ricardo Osman trata dos ensinamentos tirados do seu encontro com uma família de cães abandonados em uma rua de São Paulo; no período o autor também lançou o Blog da Estrela e começou a postar comentários e textos sobre o livro, além de interagir com os leitores; neste blog atuou por cerca de três.

    No Diário do Comércio de São Paulo o jornalista continua a escrever sobre as políticas públicas, projetos e movimentos a favor da vida animal. Ricardo Osman também diz que é “amante da natureza desde a infância”.

     

     

     

    Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/ricardo.osman.9

    http://www.linkedin.com/pub/ricardo-osman/12/ab8/914

    https://twitter.com/RicardoOsman

    http://animaisok.blogspot.com.br/

    http://editoraglobo.globo.com/especiais/2006/generosidade/reportagem_19.html

    http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT499093-1725,00.html

    http://revistapegn.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1598380-2991-1,00.html

    http://revistapegn.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA463293-2497,00.html

    http://observatoriodaimprensa.com.br/news/showNews/asp0512200191.htm

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:eqkQfTELa7kJ:https://www.facebook.com/crueldadenuncamais.oficial/notes+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:eqkQfTELa7kJ:https://www.facebook.com/crueldadenuncamais.oficial/notes+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    http://g1.globo.com/natal-e-ano-novo/2012/noticia/2012/12/saiba-o-que-fazer-para-acalmar-o-seu-pet-na-hora-dos-fogos.html

    http://www.terra.com.br/istoe-temp/edicoes/2011/imprime89050.htm

    http://books.google.com.br/books/about/Leonel_Brizola.html?hl=pt-BR&id=qCQsAAAAYAAJ

    http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=39782