Roberto Muggiati

    Roberto Muggiati nasceu em Curitiba, capital do Paraná, e aos 16 anos já escrevia para um jornal local, a Gazeta do Povo. Trabalhou também no Diário do Paraná. Ganhou uma bolsa de estudos da Aliança Francesa e foi estudar Jornalismo em Paris. De lá, seguiu para Londres, onde trabalhou na BBC. Na capital da Inglaterra, apurou o gosto musical e tornou-se um especialista em rock, blues e jazz, gêneros que abordou em diferentes livros.

    Foi um dos primeiros jornalistas brasileiros a visitar a China de Mao-Tse-Tung, o que lhe levou a escrever um livro. De volta ao Brasil, trabalhou na Editora Bloch, no Rio de janeiro, editando as revistas Manchete e Fatos & Fotos, além de escrever sobre música para a revista Ele e Ela.

    Como é poliglota, trabalhou também como tradutor de livros e foi muitas vezes destacado para fazer entrevistas com grandes personalidades estrangeiras. Em São Paulo, participou da fundação da revista Veja, da qual tornou-se editor.

    É crítico musical e assina uma coluna sobre jazz no jornal O Estado de S.Paulo, em São Paulo. Ocupa a cadeira 33 da Academia Paranaense de Letras. Em toda a sua trajetória, vem mantendo viva a curiosidade, fato que considera indispensável ao jornalista e o faz ser “o historiador do instante”.

     

    Atualizado em Maio/2012 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://fiorisemcensura.com.br/?p=10402

    http://shahid.com.br/escritores/robertomuggiati.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_do_Paran%C3%A1

    http://www.record.com.br/autor_sobre.asp?id_autor=2569

    http://www.millarch.org/artigo/caminhos-do-rock-segundo-muggiati